EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3219

Palavras-chave:

Educação Empreendedora, Ensino

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em um programa de Ensino de Ciências, envolvendo os temas empreendedorismo e as competências do professor. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental. Investigou-se como a educação empreendedora é definida por pesquisadores da área de ensino de Ciências e se a competência empreendedora está contemplada nos documentos oficiais (BNCC, BNC-Formação) como uma das competências do professor de Ciências para o século XXI. Neste artigo abordamos somente a segunda parte da questão de investigação. Acredita-se que a competência empreendedora, assim como outras, precisa ser considerada na formação e na prática docente, o que justifica esta pesquisa, cujo objetivo geral foi situar, a partir de documentos oficiais, quais competências do estudante e do professor têm relação com a competência empreendedora, com vistas a contribuir para a formação e a prática docente de professores de Ciências para o século XXI. Os resultados mostram que existe uma correspondência entre as competências gerais da BNCC e as competências do professor propostas na BNC-Formação. Quanto a competência empreendedora, identificamos vários indicadores da sua presença, tanto na BNCC quanto na BNC-Formação, indicando caminhos para uma educação empreendedora.

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Biografias do Autor

  • Carlos Magno Toledo

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Sao Judas Tadeu (1986), Especialização (Lato Sensu) em Gestão Estratégica de Pessoas (2016) pela Universidade Cruzeiro do Sul e Especialização (Lato Sensu) em Comércio Exterior e Economia Internacional (1998) pela Universitat de Barcelona / Espanha. Atua na área de Comércio Exterior, Administrativo-Financeira e Recursos Humanos. Possui experiência docente na área de Comércio Exterior e Relações Internacionais.

  • Maria Delourdes Maciel

    Graduação em História Natural/Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976); Mestrado em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995); Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001); Pós-doutorado em Educação: formação de professores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Professora Titular I - Quadro Permanente da Universidade Cruzeiro do Sul, onde atua como docente e pesquisadora na graduação e pós-graduação. 

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Publicado

27/05/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E AS COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453219. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3219