A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO CENTRO DE ENSINO MÉDIO ARY RIBEIRO VALADÃO FILHO DE GURUPI – TO COM OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: AS UNIDADES CURICULARES ELETIVAS EM 2022
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3330Palavras-chave:
Prática pedagógica, Ensino médioResumo
O Ensino Médio é caracterizado como a modalidade de ensino que consiste na última etapa da Educação Básica no Brasil, com a duração de três anos. O estudo tem como objetivo averiguar se o trabalho com os Itinerários Formativos, por meio da prática pedagógica em sala de aula com as Unidades Curriculares Eletivas, favorecem os estudantes no aprofundamento e ampliação das aprendizagens, e se nas práticas desenvolvidas estão sendo asseguradas as condições de acesso, atendimento, permanência, participação e aprendizagem, no Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, em Gurupi -TO, escola da Secretaria da Educação/SEDUC, do estado do Tocantins. Destacando a prática pedagógica e a aprendizagem dos estudantes com a nova estrutura curricular do Ensino Médio, que compreende a Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos, tendo como base as leis que regem a Educação Nacional e Estadual no país. A Lei n.º 13.415/2017-LDBEN/9394/96 (NEM); a Resolução CNE/CP nº 4, de 17/12/ 2018 BNCC e a Resolução Nº 169 do CEE/TO de 20/12/ 2022, republicada em 09/01/ 2023, que instituiu o Documento Curricular para o Território do Tocantins – DCT/TO/Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que surgiu dos estudos dos documentos e leis que abordam a reforma do Ensino Médio, realizada através de reunião de ciclo presencial, usando instrumento de monitoramento da implementação dos Itinerários Formativos, em 2022.
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