HEMATOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3471

Palavras-chave:

Formação de professores, Aulas práticas, Ensino-aprendizado

Resumo

O ensino de Ciências Biológicas é essencial na formação do cidadão ao capacitá-lo a compreender os fenômenos biológicos. Contudo, o ensino de Biologia enfrenta diversos obstáculos como, por exemplo, fragmentação, abstração, complexidade e extensão dos conteúdos, dificultando o processo de ensino-aprendizado. Para contornar os obstáculos no ensino, é essencial que os docentes insiram metodologias que facilitem ao aluno a construção do seu conhecimento. Nesta perspectiva, as aulas práticas em laboratório podem estimular os alunos a estabelecerem conexões entre conteúdos teóricos com a prática. Diante disso, foi objetivo descrever, por meio de um relato de experiência, três atividades didáticas sobre a temática de hematologia, realizadas durante a vigência do estágio de regência em ensino de Ciências Biológicas em uma escola pública no município de Cuité (Paraíba, Brasil). Metodologicamente, as atividades realizadas foram leitura e interpretação de hemogramas, preparo de esfregaço histológico de sangue, bem como tipagem sanguínea. Diante das atividades realizadas, foi perceptível que a maioria dos alunos foi participativa nas atividades, sendo que este achado está em consonância com a literatura que aponta a importância da realização de aulas práticas no ensino. Deste modo, é evidente que as atividades realizadas pode contribuir para o processo de ensino-aprendizado, promovendo maior participação dos alunos nas atividades, auxiliando-os na solidificação de conteúdos das áreas da Biologia como citologia, histologia, genética e bioquímica.

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Biografia do Autor

  • Diogo Leonardo Santos Silva

    Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde.

  • Luciana Kelly de Sousa Silva

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Joana Larissa Vicente da Silva

    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Campina Grande.

  • Suzy Nunes Crispim

    Professora da Escola Estadual Cidadã Integral Orlando Venâncio dos Santos (Cuité-PB).

  • Márcio Frazão Chaves

    Professor da Universidade Federal de Campina Grande.

  • Lilian Arruda Ribeiro

    Doutorada em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

26/06/2023

Como Citar

HEMATOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463471. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3471