A PRODUÇÃO DE FALSAS MEMÓRIAS EM UMA REPLICAÇÃO DO PARADIGMA DRM NO CONTEXTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3521Palavras-chave:
paradigma DRM; falsas memória; psicologia cognitiva; cognição social.Resumo
Os estudos acerca da memória são fundamentais para a Psicologia em diferentes aspectos e aplicações. Compreender como as memórias são armazenadas, evocadas ou esquecidas são a base da Psicologia da Aprendizagem, do Testemunho, entre outras... Um ponto intrigante é a formação de falsas memórias, ou seja, uma espécie de erro na evocação da memória que faz com que a pessoa recorde acontecimentos ou informações que não ocorreram de fato. O estudo das falsas memórias tem se desenvolvido por meio do paradigma DRM (Deese-Roediger-McDermott) que consiste na apresentação prévia de uma lista de palavras a serem repetidas posteriormente. O resultado é que as pessoas evocavam palavras associadas as da lista, mas que não foram apresentadas, ou seja, formavam falsas memórias (Deese, 1959). A fim de analisar o paradigma, em uma disciplina do curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis, foi reproduzido o paradigma DRM, em aplicação coletiva, com seis estudantes do curso, durante a qual os participantes foram expostos a três diferentes condições de evocação das listas de palavras semanticamente relacionadas apresentadas. Os dados foram analisados nos softwares Excel e Jamovi. Foi possível observar a confirmação do paradigma DRM através da evocação de falsas memórias durante o experimento realizado.
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