AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Jose Evangelista da Silva
  • Barbara Rodrigues de Souza
  • José Matias Leal Bezerra
  • Silvania Maria Roque
  • Maria Betânia de Oliveira Marques
  • Helena Maria Rocha

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3580

Palavras-chave:

Educação, Currículo, Políticas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as políticas públicas de educação, avaliação, currículo e formação docente de matemática para o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação nas aulas. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e caráter descritivo para elaborar o conteúdo do estudo. Para o alcance de um melhor entendimento, a pesquisa inicia com um breve histórico do conceito de “Matemática”. Logo, apresentar-se-á o ensino da Matemática no contexto educacional; consequentemente, a formação docente no cenário atual. Por fim, o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Conclui-se que as TIC’s são instrumentos de aprendizagens essenciais atualmente e, para que os professores desempenhem corretamente estas ferramentas na prática educativa, é necessário buscar a formação continuada.

 

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Jose Evangelista da Silva

    Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UFPE), graduação em bacharelado em Geografia (UFPE), Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias (FABEJA), graduação em Pedagogia FUNESO), Especialização em Gestão Escolar (FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS), Mestrando em Educação Uneatlantico - Espanha.

  • Barbara Rodrigues de Souza

    Graduação em Física – Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos. Pós graduada em Docência do Ensino Superior – Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI), Gestão Escolar Integrada – Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio (FAAC), Curso de Formação de Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais – Instituto de Educação Colônia do Saber. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

  • José Matias Leal Bezerra

    Graduado em Ciências licenciatura curta pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciatura plena em Matemática pelo centro Universitário internacional (Uninter). Mestrando em Educação - Especialização Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha.

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Maria Betânia de Oliveira Marques

    Gestão em Recursos Humanos pela Universidade Paulista – (UNIP), licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas – (UFAL), pós-graduada em Educação em Direitos Humanos pela Federal de Alagoas – (UFAL) e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico – Espanha (UNEA).

  • Helena Maria Rocha

    Graduada em Pedagogia pela UFPR. Especialização em Metodologia do Ensino de 1° e 2° Graus, Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

24/07/2023

Como Citar

AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473580. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3580