FENÔMENOS PSICOSSOMÁTICOS E OS SINAIS NO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3667Palavras-chave:
Fenômenos psicossomáticos, Professor universitárioResumo
O ambiente acadêmico não é estranho ao sofrimento. Sabe-se que as doenças mentais estão presentes em quase todas as atividades e contextos em que o ser humano atua. Assim, no contexto universitário, a grande maioria do corpo docente, vivencia um elevado grau de estresse acadêmico. O objetivo deste estudo foi avaliar os fenômenos psicossomáticos e seus sinais nos professores universitários. Trata-se de um estudo observacional transversal, descritivo de abordagem quantitativa, constituído por 45 dos cursos de ensino superior de uma universidade privada em São Luís do Maranhão. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com dados sociodemográficos e escala de teste: SQR 20. Os resultados apontaram que a maioria do sexo feminino (59,1%),com idades entre 26 a 50 anos ,casadas (52,3%), com renda entre cinco ou mais salários mínimos (59,1%), maior parte com titulação máxima o mestrado (50%), atuantes na área da saúde (50%), humor depressivo , nervoso foi o mais frequente (62,2%), dores de cabeça foram mais prevalentes (48,9%), cansar com facilidade (42,2%), perda de interesse pelas coisas (20%), sofrimento psíquico prevalente em docentes há mais de 4 anos de trabalho. Destacamos que em virtude da importância da temática há uma escassez de trabalhos científicos que exploram esse assunto. Assim, torna-se necessário que se façam pesquisas que compreendam os professores já que eles apresentam suscetibilidade para o desenvolvimento de transtornos psicossomáticos.
Downloads
Referências
Leite AF, Nogueira JAD. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Rev. bras. saúde ocup. 2017;42:1-15. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbso/a/kC4cjnqdJ4PN44mf85JDKch/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 12 nov. 2021.
Berg J, Berg O, Reiten T, Kostveit S. Diagnóstico funcional como ferramenta na reabilitação: uma comparação entre professores e outros funcionários. International Journal of Rehabilitation Research. 2018;21(3):273-84. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/9812256/>. Acesso em: 12 set. 2021.
Do Nascimento, KB, Seixas CE. O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas. Revista Educação Pública. 2020;20(36):1-14. Disponível em: <https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/o-adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil-apontamentos-da-ultima-decada-de-pesquisas>. Acesso em: 19 dez. 2021.
Bauman Z. Sobre educação e juventude. Tradução: Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013
Laybourn S, Frenzel AC, Fenzl T. Teacher procrastination, emotions, and stress: a qualitative study. Front. Psychol. 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.3389/fpsyg.2019.02325>. Acesso em: 17 abr. 2022.
Steinberg H, Herrmann-Lingen C, Himmerich H. Johann Christian August Heinroth: medicina psicossomática oitenta anos antes de Freud. Psychiatr Danub 2013; 25:11-16. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23470601/>. Acesso em: 27 jan. 2022.
El-Sahili LF. Docencia: riesgos y desafios. México: Trillas. 2011. Disponível em: <https://etrillas.mx/libro/docencia-_10016>. Acesso em: jun. 2021.
Cano FJ, Rodríguez YJF. Patología psicosomática. Capítulo: 24 - Editora: Biblioteca Saúde Mental. Editores: Polaino-Lorente. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/313360826_Patologia_Psicosomatica>. Acesso em: 12 out. 2021.
Fonseca MCB. Do trauma ao fenômeno psicossomático (FPS): lidar com o sem-sentido? Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica. 2007;10(2):229-44. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid= S1516-14982007000200006>. Acesso em: 09 set. 2021.
Reeler AP, Immerman R. A preliminary investigation into psychological disorders among Mozambican refugees: prevalence and clinical features. Cent Afr J Med 1994; 40:309-15.
Gonçalves DM, Stein AT, Kapczinski F. Avaliação de desempenho do Self-Reporting Questionnaire como instrumento de rastreamento psiquiátrico: um estudo comparativo com o Struc-tured Clinical Interview for DSM-IV-TR. Cad. Saúde Pública. 2013;24(2):380-90. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/49591/000715906.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 25 nov. 2020.
Ludemir AB, Lewis G. Links between social class and common mental disorders in Northeast Brazil. Soc Psychiatry Psychiatr Epidemiol. 2001;36:101-7.
Redding C, Henry GT (2019). Leaving scool early: Anexamination of novice teachers within-and end-of year turnover. American Educational Research Journal. 2019;56(1):204-36. Disponível em: <https://doi.org/10.3102/0002831218790542>. Acesso em: 21 dez. 2022.
Santos MPG, Silva KKD. Níveis de estresse e qualidade de vida de professores do ensino superior. Rev. Enferm UFMS. 2017;7(4):656-68. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/25906>. Acesso em: 18 jan. 2022.
Flórez LR, Aguilera JFT, Campo DJR, Suárez VJC. Gender differences in stress- and burnout- related factors of university professors. Biomed Research Internacional. 2020;2020:1-9. Disponível em: <https://www.hindawi.com/journals/bmri/2020/6687358/>. Acesso em: 18 out. 2020.
Alves AG, Cesar FCR, Barbosa MA, Oliveira LMAC, Da Silva EAS, Rodríguez-Martins D. Dimensions of violence against the teacher. Ciênc. saúde coletiva. 2020;27(3):1027-1038. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/KPmLjc7Qz4RSDLfnpwb7RwC/abstract/?lang=en>. Acesso em: 20 mar. 2022.
De Oliveira MACA, De Carvalho RF, Faria MGA, Neto M, Eleuterio TRA, Daher DV. Saúde do trabalhador e o estilo de vida dos docentes universitários: revisão integrativa de literature. Rev enferm UERJ. 2021;29:e60812. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2021.60812>. Acesso em: 12 jan. 2022.
Baptista MN, Soares TFP, Raad AJ, Santos LM. Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários. Rev. Psicol., Organ. Trab. [online]. 2019;19(1):564-70. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572019000100008>. Acesso em: 16 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.