A PANDEMIA DA COVID-19 E O ENSINO REMOTO: DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Luciliene Santiago Sales Pereira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3719

Palavras-chave:

Pandemia, Ensino Remoto, Tecnologia

Resumo

Este artigo trata da utilização das tecnologias de informação e da comunicação na educação escolar. Teve como objetivo geral analisar as contribuições para o ensino polivalente da utilização das tecnologias digitais de informação e da comunicação (TDIC) nas turmas do 5º ano de uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Fortaleza-CE, no contexto da pandemia da Covid 19. Está ancorada na obra de Ribeiro (1993), Imbernón (2011), Santos (2018), Machado (2021), entre outros. O texto foi construído a partir de uma pesquisa de caráter qualitativo, por meio de um estudo de caso. Foi realizado um trabalho de estudo da literatura acerca das temáticas, além da análise de documentos. Teve como sujeitos pesquisados cinco professores e dez educandos da escola lócus da pesquisa. As informações foram coletadas a partir de observações diretas no contexto escolar, ainda no ano de 2019, portanto, anterior à pandemia da COVID-19. A pesquisa concluiu que no contexto da legislação educacional brasileira não há uma política pública de ampla atuação acerca da utilização das tecnologias de informação e da comunicação na educação escolar.  Por outro lado, devido a esses fatores, com o advento da pandemia da COVID-19 e as dificuldades materiais e de formação dos atores escolares quanto ao uso desta tecnologia, neste contexto ficou nítida a dificuldade dos atores envolvidos no período do ensino remoto.

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Biografia do Autor

  • Luciliene Santiago Sales Pereira

    UFC - Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

07/08/2023

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ARTIGOS

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A PANDEMIA DA COVID-19 E O ENSINO REMOTO: DESAFIOS NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483719. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3719