O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3828

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tecnologia na Educação, Aprendizagem Online

Resumo

Este trabalho investigou o uso da tecnologia na educação a distância, um tema de crescente importância devido ao rápido avanço das tecnologias digitais e ao aumento do ensino online. Foram analisadas a evolução da educação a distância e a integração de diferentes tecnologias na aprendizagem, desde plataformas de gestão de aprendizagem até ferramentas de colaboração online e tecnologias móveis. Os benefícios e desafios da educação a distância mediada por tecnologia também foram discutidos, destacando a importância de questões como a acessibilidade, a interação e o suporte ao aluno. A análise da literatura demonstrou que o uso efetivo da tecnologia na educação a distância requer uma combinação de estratégias pedagógicas adequadas, tecnologias eficazes e suporte adequado aos alunos e professores. Além disso, o trabalho sugeriu recomendações para futuras pesquisas, incluindo a necessidade de investigar as percepções dos alunos sobre o ensino a distância, a eficácia das diferentes tecnologias, a capacitação dos professores e o impacto a longo prazo da educação a distância nos resultados de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeferson Antunes Pereira

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM - NESCOA/UEA.

  • Luiz Sergio de Oliveira Barbosa

    Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

  • Rogério Brito de Oliveira

    Pós-Graduado em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação da Serra – FASE. Pedagogo da Secretaria de Estado da Educação e Desporto – SEDUC, Amazonas.

  • Eloir Santos da Silva

    Acadêmico do Curso de Licenciatura em Computação na Universidade do Estado do Amazonas - UEA, no Núcleo de Ensino Superior de Coari-AM – NESCOA/UEA.

  • Stéfany Caetano Corrêa

    Mestranda em Enfermagem em Saúde das Populações Amazônica da Universidade Federal do Amazonas - UFAM em Associação Ampla com a Universidade do Estado do Pará - UEPA.

  • Jarley Welleson Antunes Pereira

    Graduado em Bacharelado em Administração na Universidade Paulista - UNIP, polo Coari - AM.

Referências

ALLEN, I. E.; SEAMAN, J. Digital Learning Compass: Distance Education Enrollment Report 2017.

BATES, A. W. Ensino em uma era digital: diretrizes para o design de ensino e aprendizagem. Vancouver, BC: Tony Bates Associates Ltd, 2015.

BECKER, S.; KUNZE, C.; VANCEA, M. Energia comunitária e empreendedorismo social: abordando propósito, organização e incorporação de projetos de energia renovável. Journal of Cleaner Production, v. 147, p. 25–36, 2017.

BOFF, L. Sustentabilidade: o que é - o que não é. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 107.

BOOTH, A.; PAPAIOANNOU, D.; SUTTON, A. Abordagens sistemáticas para uma revisão de literatura bem-sucedida. Sage Publications, 2012.

BOWER, M. Teoria de aprendizagem mediada por tecnologia. In: Aprendizagem aprimorada por tecnologia no ensino superior. IGI Global, 2019.

BRAUN, V.; CLARKE, V. Usando análise temática em psicologia. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101, 2006.

BURGSTAHLER, S.; CORY, R. Design universal no ensino superior: dos princípios à prática. Harvard Education Press, 2015.

FERREIRA, L. C. S. Sustentabilidade: uma abordagem histórica da sustentabilidade. In: Encontros e Caminhos: Formação de Educadoras(es) Ambientais e Coletivos Educadores. Ministério do Meio Ambiente, Brasil, 2005. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/31_cons%20teor%20bacha.pdf. Acesso em: 14 nov. 2020.

FINK, A. Como fazer uma revisão bibliográfica: Avaliação de literatura e inspeção de documentos em pesquisa de ciências sociais, saúde e humanas. Sage Publications, 2013.

GARRISON, D. R. E-learning no século 21: um quadro para pesquisa e prática. Taylor & Francis, 2011.

GAUTAM, C. Top 20 LMS Software Based on User Experience—2020. Elearning Industry.

HARRIS, D.; JONES, M. Integração acadêmica e social no ensino superior: uma pesquisa de satisfação e insatisfação dentro de um grupo de estudos de educação no primeiro ano em uma nova universidade. Journal of Further and Higher Education, 2010.

HARTNETT, M.; ST. GEORGE, A.; DRON, J. Explorando a motivação em um contexto online: um estudo de caso. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education, 14(1), 31-53, 2014.

HODGES, C. et al. A diferença entre o ensino remoto emergencial e o ensino online. Educause Review, 27, 2020.

HOLMBERG, B. A evolução, princípios e práticas da educação a distância. Bibliotheks- und Informationssystem der Universität Oldenburg, 2005.

IPIRANGA, A. S. R.; GODOY, A. S. Relatório Brundtland. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online), São Paulo, v. 12, n. 3, jun. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-69712011000300002&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 14 nov. 2020.

JOHNSON, L. et al. NMC Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2016.

KEENAN, S. Aprendizagem online: trata-se de tempo, tarefas, conexões e aprendizagem independente. European Journal of Open, Distance and E-Learning, 2013.

LOWENTHAL, P.; SNELSON, C.; PERKINS, R. Ensinando MOOCs massivos, abertos, online (MOOCs): histórias da linha de frente. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 19(3), 2018.

MAYER, R. E. O Manual de Cambridge de aprendizagem multimídia. Cambridge University Press, 2014.

MOORE, M. G. et al. E-Learning, aprendizagem online e ambientes de aprendizagem a distância: são a mesma coisa? Internet and Higher Education, 14(2), 129-135, 2011.

MOORE, M. G. Manual de educação a distância. Routledge, 2013.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão sistêmica do ensino online. Cengage Learning, 2012.

RADU, I. Por que meus alunos deveriam usar RA? Uma revisão comparativa dos impactos educacionais da realidade aumentada. In: Anais do Simpósio Internacional IEEE sobre Realidade Mista e Aumentada, 2014.

ROBERTS, K.; PARK, H. J.; BROWN, S.; COOK, B. Design universal para instrução no ensino pós-secundário: Uma revisão sistemática de artigos baseados empiricamente. Journal of Postsecondary Education and Disability, v.24, n.1, p. 5-15, 2011.

ROCHA, Thelma; GOLDSCHMIDT, ANDREA (Coords). Gestão dos Stakeholders: como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre as empresas e seus públicos de interesse. São Paulo: Saraiva, 2010.

SANTOS, F. M. Uma teoria positiva do empreendedorismo social. Journal of Business Ethics, v. 111, p. 335–351,2012.

SELWYN, N. Desconfiando da tecnologia educacional: Questões críticas para tempos de mudança. Routledge, 2014.

SELWYN, N. Educação e tecnologia: Questões e debates-chave. Bloomsbury Publishing, 2016.

SIEMENS, G.; LONG, P. Penetrando a névoa: Análises em aprendizado e educação. EDUCAUSE Review, v. 46, n.5, p. 31, 2011.

SIMONSON, M.; SMALDINO, S.; ALBRIGHT, M.; ZVACEK, S. Ensino e aprendizagem a distância: Fundamentos da educação a distância. Information Age Publishing, Inc, 2014.

SUN, P.C.; TSAI, R.J.; FINGER, G.; CHEN, Y.Y.; YEH, D. O que impulsiona um e-Learning de sucesso? Uma investigação empírica dos fatores críticos que influenciam a satisfação do aluno. Computers & Education, 2008.

TRUST, T.; WHALEN, J. Os professores devem ser treinados em ensino remoto de emergência? Lições aprendidas da pandemia COVID-19. Journal of Technology and Teacher Education, v. 28, n.2, p. 189-199, 2020.

VELETSIANOS, G. Práticas abertas e identidade: Evidências da participação de pesquisadores e educadores nas redes sociais. British Journal of Educational Technology, v. 44, n.3, E258-E261, 2013.

WALKER, D. J.; BROOKS, D. C. Um estudo das características de aprendizagem adaptativa em material didático de graduação. In: Anais do Simpósio Técnico ACM SIGCSE de Educação em Ciência da Computação, 2016.

YU, T.; RICHARDSON, J.C. Uma análise fatorial exploratória e análise de confiabilidade do instrumento de prontidão do aluno para aprendizado online (SOLR). Online Learning, 2015.

ZAWACKI-RICHTER, O.; NAIDU, S. Mapeando tendências de pesquisa a partir de 35 anos de publicações em Educação a Distância. Distance Education, v.37, n.3, p. 245-269, 2016.

Downloads

Publicado

13/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

O USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483828. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3828