EXPERIÊNCIAS E BEM-ESTAR: A CORRELAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DO DESIGN E DA PSICOLOGIA POSITIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4489

Palavras-chave:

Experiências., Design, Multidisciplinaridade, bem-estar, Psicologia Positiva

Resumo

A multidisciplinaridade em design e psicologia positiva assimilam-se em teorias nas experiências de bem-estar subjetivo. O artigo questiona, se é possível, um modelo conceitual com base em experiências positivas, possa se tornar um fator decisivo na escolha de onde um usuário pode hospedar-se? Os conhecimentos correlacionam-se nas evidências, justificados neste artigo, em soluções de fruição em proporcionar experiências positivas. O objetivo da proposta se constituiu no cruzamento das teorias e na aplicação de uma pesquisa de campo que resultou em um modelo conceitual sobre experiências positivas, reproduzidos para uma hospedaria. Sugere-se a aplicação das teorias abordadas pelos autores mencionados, como base na estrutura do questionário, para uma experiência de bem-estar ao usuário, possibilitando a satisfação, prazer e significados. Respondendo ao objetivo deste artigo, evidencia-se nos dados coletados que é possível oferecer experiências positivas por uma hospedaria e ser o fator determinante de escolha para um usuário. Torna-se evidente na multidisciplinaridade das áreas, relacioná-las no que propõem experiências na subjetividade sobre o bem-estar.

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Biografia do Autor

João Juarez Jacques da Silveira Neto

Mestrando em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialista no Latu Senso em Design de Experiências e UX/UI  pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Especialista Lato Senso em Tecnologia para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Especialista em Psicologia Positiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Graduado em Design de Moda pela Universidade Cesumar. 

Icléia Silveira

Doutora em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Especialista em Atualização para docentes de Nível Superior pela UFSC. Especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFSC. Licenciada em Geografia pela UFSC. Professora do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa). 

Lucas da Rosa

Bacharel em Ciências Econômicas - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção e Mestre em Educação e Cultura, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professor efetivo na UDESC, no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). 

Cláudio de São Plácido Brandão

Doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio. Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Graduação em Engenharia de Operações Modalidade Fabricação Mecânica, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Licenciatura Plena Para Graduação de Professores pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Daniela Novelli

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV. Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC. Bacharel em Moda.  Professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), coordenadora do programa de extensão Teciteca e integrante do grupo de pesquisa "Moda, Artes, Ensino e Sociedade" certificado pelo CNPq.

Monique Vandresen

Jornalista e professora universitária. Atua na TV Cultura e produz vídeos e transmissões para UDESC, UFSC e Ministério da Educação. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora associada da Universidade do Estado de Santa Catarina, pós-doutorado na Universidade da Califórnia-Riverside. Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, com graduação em Desenvolvimento pelo Instituto de Estudos Sociais, pelo Governo Holandês. Professora de dois Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Design Gráfico e Mestre em Design Estratégico e Social pela USIL/Universidade San Ignacio de Loyola, em Lima, Peru.

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Publicado

09/12/2023

Como Citar

da Silveira Neto, J. J. J., Silveira , I., da Rosa, L., de São Plácido Brandão, C., Novelli, D., & Vandresen, M. (2023). EXPERIÊNCIAS E BEM-ESTAR: A CORRELAÇÃO MULTIDISCIPLINAR DO DESIGN E DA PSICOLOGIA POSITIVA: . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124489. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4489