ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA PRODUÇÃO DO CONCRETO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4527

Palavras-chave:

Reutilização. Porosidade. Resistência

Resumo

A consciência ecológica está cada vez presente na sociedade e no setor consumista, imprimindo exigências ao setor industrial que perpassam no baixo impacto antes e após a produção do produto, atualmente há uma grande preocupação da indústria da construção civil no que se refere ao reaproveitamento e reciclagem dos resíduos produzidos. O setor da construção civil tem considerado a possibilidade da incorporação de resíduos sólidos, como substituição dos agregados naturais, para a preparação de concreto não estrutural. Realçando a necessidade de realização de mais estudos nesta vertente, no intuito de obter uma matriz cimentícia de qualidade aceitável pelas normas que regem os elementos estruturais na construção civil.  No estudo, foi  realizada a coleta de Resíduo de Construção e demolição (RCD) no município de Paragominas-PA, o método da coleta foi o de “casa em casa”. No total, foram coletados  seiscentos e noventa e três quilos e noventa e seis gramas de RCD, estes foram caracterizados e a substituição utilizada neste trabalho foi de 100% do agregado graúdo, após a confecção do corpo de prova, a matriz cimentícia foi caracterizada, na qual foram determinados índice de vazios e indicador de pH, todos os resultados foram tratados estatisticamente. Os dados obtidos demostraram que o tamanho médio de brita 2 e 3 se mostrou para o RCD um excelente tamanho para ser utilizada na matriz cimentícia em substituição do agregado graúdo.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darci Augusto Moreira

Graduada em Engenharia Civil e mestre em Engenharia Mecânica (materiais e processos). Universidade do Estado do Pará.

Elzelis Muller da Silva

Graduada em Engenharia Civil e Engenharia Sanitária, mestre em Engenharia Civil e doutora em Engenharia de Recursos Naturais. Universidade do Estado do Pará.

Marcelo Coelho Marques

Técnico em Agroindústria, graduado em Engenharia Ambiental. Esp. em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Universidade do Estado do Pará.

Ronilson Rosário Lobo

Engenharia Ambiental e Sanitária. Universidade do Estado do Pará.

Referências

ABNT – ASSOCIACAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10004: Resíduos sólidos – classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ABNT – ASSOCIACAO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9778: Argamassa de concreto endurecido – Determinação da absorção de água, índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ÂNGULO, Sérgio Cirelli. Caracterização de agregado de resíduos de construção e demolição reciclados e a influência de suas características no comportamento mecânico de concretos. 2005. 167f. Tese (Doutorado) - Escola politécnica de São Paulo, Departamento de Engenharia de Construção Civil, São Paulo, 2005.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução nº 307 de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Brasilia: Conselo Nacional do Meio Ambiente, 2002 p. 95-96. Disponível em: www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm. Acesso em: 29 fev. 2022.

CORDEIRO, Priscilla Coelho. Estudo do avanço da frente de carbonatação em compósitos cimentícios produzidos com baixos teores de aditivos incorporadores de ar. 2018. 137f. Tese (Dissertação) - Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia, Belo Horizonte, 2018.

COSTA, José Yter Alcantara, Agregado reciclado de resíduos de construção e demolição: variabilidade e influência no comportamento mecânico do concreto. 2018. 171f. Tese (Dissertação Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2018.

DUTRA, Carrinne; MOREIRA, Damião Santos; AGUIAR, Eduardo Albuquerque. O efeito do índice de vazios e do coeficiente de permeabilidade nas propriedades mecânicas de concretos permeáveis. 2021. Trabalho de conclusão de curso (bacharel em engenharia civil) - Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, 2021.

EUROPEAN STANDARD - EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. EN 14630: Products and systems for the protection and repair of concrete structures - Test methods - Determination of carbonation depth in hardened concrete by the phenolphthalein method. [S. l.]: European Standard, 2006.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFÍA E ESTATÍSTICA. IBGE Cidades estimativa da população. Brasilia: IBGE, 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/paragominas/panorama. Acesso em: 20 set. 2022.

INTERNATIONAL STANDARD. ISO 1920-12: Testing of concrete — Determination of the carbonation resistance of concrete — Accelerated carbonation method. [S. l.]: ISO, 2015.

NORDTEST METHOD. NT BUILD 492: Concrete, mortar and cement-based repair materials: chloride migration coefficient from non-steady-state migration experiments. [S. l.]: NT, 1999.

SCHEIFER, Danielle Melo; CALLEJAS, Ivan Julio Apolonio. Caracterização física e mecânica de blocos de concreto com incorporação de areia de resíduo de construção civil. Revista matéria, v. 26, p. 15, 2021. ISSN 1517-7076.

SOUZA, Luana Lima; LOBO, Ronilson Rosário; MOREIRA, Darci; BRITO, Rodolfo Pereira. Estudo da viabilidade técnica de reutilização dos rejeitos da construção civil e reforma. 2020. Trabalho de conclusão do curso (Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020.

TRENTIN, Priscila Ongaratto, MANICA, Jocasta; VANZETTO, Suelen Cristina; MARANGONI, Bruno; ZALESKI, Alessandra. Substituição parcial de agregado miúdo por resíduo de vidro moído na produção de argamassa. Revista matéria, v. 25, p. 14, 2020. ISSN 1517-7076.

Downloads

Publicado

24/11/2023

Como Citar

Augusto Moreira, D., Muller da Silva, E., Coelho Marques, M., & Rosário Lobo, R. (2023). ESTUDO DA VIABILIDADE TÉCNICA DO APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NA PRODUÇÃO DO CONCRETO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114527. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4527