EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4717

Palavras-chave:

Educação Profissional, Eletrotécnica, Eletrônica, Evasão Escolar

Resumo

No contexto da Educação Profissional Técnica da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro – Faetec, pesquisar em qual unidade técnica, em qual série e em qual curso o índice de evasão é mais frequente trouxe como resultado da análise qualitativa, percepções e anseios dos entrevistados sobre a persistência da dualidade ensino propedêutico/profissional, a multifatoriedade e o alto índice de evasão e retenção escolar, principalmente, nas primeiras séries. Como resultado da investigação quantitativa, os dados coletados apontaram para índices alarmantes nas unidades técnicas e, novamente, nas primeiras séries de todos os cursos e unidades pesquisadas.  Na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana, o curso eletrônica apresentou os maiores índices em todo período pesquisado. Na Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento, os maiores índices ocorreram no curso eletrotécnica. A Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá apresentou um certo equilíbrio entre os índices e o curso eletrônica exibiu os maiores índices de 2017 a 2019, esta também apresentou os maiores índices de evasão nas primeiras séries. A coleta e análise de informações, na abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada com uso da técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Já na análise quantitativa, os materiais foram recolhidos nas secretarias escolares das unidades técnicas selecionadas para a pesquisa e analisados através do uso estatística sendo os resultados, posteriormente, projetados para toda a rede Faetec.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Margareth Nunes Silva

    Doutora em Ciências da Educação pela UCP-PYG e professora do curso técnico em eletrotécnica da ETE Ferreira Viana - Faetec. Universidad Columbia del Paraguay.

  • Maria Aparecida Monteiro da Silva

    Doutora em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Universidad Columbia del Paraguay.

Referências

ALICERCE, C. Educação pós pandemia nas escolas públicas. [S. l.]: Instituto Educacional, 2022. Disponível em: https://blog.institutoalicerceedu.org.br/educacao-pos-pandemia-nas-escolas-publicas/?gad_source=1&gclid=CjwKCAiA1fqrBhA1EiwAMU5m_3tPUxyfGorCVZsEPAU9ywiMnzi8FdE54esZoV_mFlMu7jCkpX5f_hoCeH4QAvD_BwE. Acesso em: 17 dez. 2023.

ARAÚJO, C. F. de; SANTOS, R. A. dos. A educação profissional de nível médio e os fatores internos/externos às instituições que causam a evasão escolar. In: COOPERATION, T. 4th International Congress on U. (Ed.). Silo. Tipos. [s.n.], December 5th through 7th, 2012. p. 1 – 17. ISBN 978-85-62326-96-7. Disponível em: https://silo.tips/download/a-educaao-profissional-de-nivel-medio-e-os-fatores-internos-externos-as-institui. Acesso em: 11 nov. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradutores: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: [s. n.], 1994. 167 p. ISBN 972-0·34112-2.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Taxas de Rendimento Escolar. Brasilia: Inep, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/taxas-de-rendimento-escolar. Acesso em: 18 jul. 2023.

BRASIL Ministério da Educação. Evasão no ensino médio supera 12%, revela pesquisa inédita. Portal MEC, Brasília, 20 jun. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/50411-evasao-no-ensino-medio-supera-12-revela-pesquisa-inedita. Acesso em: 09 jul. 2023.

BRASIL Presidência da República. Lei nº 12.527, de 18 de novembro DE 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 11 nov. 2021.

BRASIL. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Brasilia; Cas aCivil, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-018/2018/lei/l13709.html. Acesso em: 16 mar. 2022.

DENZI, N. K.; LINCOLN, Y. (org.). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Tradução: Sandra Regina. Porto Alegre: Artmed, 2006. 217 p.

EDUCACIONAL, E. Déficit educacional pós-pandemia: quais os impactos na educação? [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://educacional.com.br/artigos/deficit-educacional-pos-pandemia/. Acesso em: 17 dez. 2023.

FREITAS, J. L. A. de (org.). A escola, o currículo e as práticas de ensino a partir da BNCC: A era digital e a covid-19. 2. ed. Linhares: Faceli, 2020. v. 2. 128 p. ISBN 9798552216659. Edição do Kindle.

FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA-FAETEC. Regimento norteador das unidades escolares da educação básica/técnica da rede FAETEC. Rio de Janeiro: Fatec, 2020. p. 1-58.

INSPER. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. Brasília: [s.n.], 2017. p. 1 – 222. Disponível em: http://gesta.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Pol%C3%ADticas-p%C3%BAblicas-para-a-redu%C3%A7%C3%A3o-do-abandono-e-evas%C3%A3o-escolar-de-jovens.pdf. Acesso em: 21 dez. 2021.

MORAES, M. C.; VALENTE, J. A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade?. São Paulo: Paulus, 2008.

PEREIRA, V. Diagnóstico do abandono e da evasão escolar no Brasil. [S. l.: s. n.], 2022. Disponível em: https://imdsbrasil.org/doc/ImdsA0012022Diagn%C3%B3sticoAbandonoEvas%C3%A3oEscolarBrasil.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.

RANGEL, F. de O. et al. Evasão ou mobilidade: conceito e realidade em uma licenciatura: uma Análise do Rendimento e da Evasão. Ciência & Educação, Bauru, jan./mar. 2019.Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320190010003. Acesso em: 27 mar. 2022.

ROSA, A. H.; AQUINO, F. J. A. de. A evasão escolar na educação profissional técnica de nível médio: um olhar profundo sobre dois grandes vilões – a ausência de informações e a falta de identidade do ensino técnico. Res., Soc. Dev. 2019. ISSN 2525-3409. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/1151/951. Acesso em: 28 mar. 2022.

SILVA, M. N. Evasão na educação profissional técnica de jovens e adultos: o caso da Faetec. 2023. 308 p. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) — Universidade Columbia instituição pública estatal Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – Faetec, Del Paraguay, Asunción – PY, 2023.

UNESCO, OREALC. Educação de qualidade para todos: um assunto de direitos humanos. 2. ed. Brasília: [s. n.], 2008. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000150585. Acesso em: 5 mar. 2022.

UNICEF. Busca Ativa Escolar. Brasilia: Unicef, 2023. Disponível em: https://buscaativaescolar.org.br/. Acesso em: 17 dez. 2023.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Alegre, RS: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

24/12/2023

Como Citar

EVASÃO E RETENÇÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DA FAETEC. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e4124717. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4717