A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i7.515Palavras-chave:
Alfabetização, Psicogênese da Língua Escrita, ProfessorResumo
Buscou mostrar e explicar a história da alfabetização apresentando algumas das dificuldades enfrentadas durante o processo de alfabetização, que está dividido em três grandes períodos. O primeiro inclui a Antiguidade e a Idade Média onde predominava o método da soletração; o segundo iniciou-se por uma revolta contra o método da soletração e ficou marcado pela criação dos métodos sintéticos e analíticos e o terceiro período que, com a divulgação da Psicogênese da Língua Escrita, questionou a necessidade de associar os sinais gráficos da escrita aos sons da fala para se aprender a ler e a escrever. O foco principal de todo o trabalho é a concepção da Psicogênese da Língua Escrita, fundamentada pelas autoras Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, que tiveram como referência a teoria de Jean Piaget. Faz-se uma reflexão sobre a relevância da concepção para entender todo o processo de aprendizagem de leitura e escrita e sua grande repercussão conceitual na alfabetização Brasileira. Foi utilizada a metodologia bibliográfica, com o objetivo principal de analisar o processo de aquisição da escrita alfabética e o papel do professor diante deste processo. Apresentam-se os aspectos comuns em todo percurso e processos individuais da base alfabética escrita, esclarecendo as hipóteses presentes durante esse processo, que vêm divididas em três grandes períodos. Conclui-se então que é de fundamental importância a disposição do professor para estudar, para construir sua competência profissional para que possa planejar e programar situações de aprendizagem.
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