USO DA TECNOLOGIA NA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA: AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA PROESC NA GESTÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI-AP

Autores

  • Patrícia Pinheiro da Silva
  • Magda Pinheiro da Silva
  • Hamilton Tavares dos Prazeres

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5394

Palavras-chave:

Plataforma PROESC, Gestão escolar, Eficiência administrativa, Educação

Resumo

As plataformas digitais na educação têm como fator importante a centralização e segurança das informações, permitindo um acesso rápido e seguro a dados essenciais, o que contribui para uma tomada de decisão mais ágil e informada, além de promover uma comunicação mais eficaz entre professores, família, coordenadores e alunos. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar o impacto da plataforma PROESC na eficiência administrativa da gestão escolar da rede pública de ensino do município de Laranjal do Jari-AP. A metodologia foi baseada em uma abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de pesquisa em fontes bibliográficas, observação e entrevistas semiestruturadas, por meio do Google Forms, com três coordenadores municipais que gerenciam a plataforma PROESC em Laranjal do Jari-AP. Nesse contexto, a relevância do estudo está no fato de o artigo contribuir com e conhecimento sobre esse sistema de gestão escolar. Semelhante a outras empresas, a escola precisa gerenciar seus recursos, contratar e dispensar funcionários, lidar com questões documentais e burocráticas e administrar as finanças da instituição. A partir dos resultados, pode-se concluir que é importante entender como essas tecnologias são implementadas e de que maneira estão contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Patrícia Pinheiro da Silva

Graduanda em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP.

Magda Pinheiro da Silva

Graduanda em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP.

Hamilton Tavares dos Prazeres

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Pós-graduado: MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos - FCA. MBA - Gestão das Organizações Sociais pela Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP. Docência do Ensino Superior e Educação Digital - FCA. Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Superior do Amapá -CEAP. Formação Binacional em Practitioner em PNL - CBS. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Amapá-IFAP. Professor da Faculdade Cristão da Amazônia. Diretor Geral da HTP TREINAMENTOS. Facilitador credenciado da Escola de Administração Pública do Estado do Amapá. Professor da Faculdade Ensino Superior da Amazônia -FESAM. Professor da Faculdade Brasil Norte - FABRAN nos Cursos de Direito, Administração e Contabilidade. Experiência nas áreas Administrativa e Financeira.

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Publicado

25/06/2024

Como Citar

Pinheiro da Silva, P., Pinheiro da Silva, M., & Tavares dos Prazeres, H. (2024). USO DA TECNOLOGIA NA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA: AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA PROESC NA GESTÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI-AP. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565394. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5394