USO DA TECNOLOGIA NA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA: AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA PROESC NA GESTÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI-AP

Autores

  • Patrícia Pinheiro da Silva
  • Magda Pinheiro da Silva
  • Hamilton Tavares dos Prazeres

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5394

Palavras-chave:

Plataforma PROESC, Gestão escolar, Eficiência administrativa, Educação

Resumo

As plataformas digitais na educação têm como fator importante a centralização e segurança das informações, permitindo um acesso rápido e seguro a dados essenciais, o que contribui para uma tomada de decisão mais ágil e informada, além de promover uma comunicação mais eficaz entre professores, família, coordenadores e alunos. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar o impacto da plataforma PROESC na eficiência administrativa da gestão escolar da rede pública de ensino do município de Laranjal do Jari/AP. A metodologia foi baseada em uma abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de pesquisa em fontes bibliográficas, observação e entrevistas semiestruturadas, por meio do Google Forms, com três coordenadores municipais que gerenciam a plataforma PROESC em Laranjal do Jari/AP. Nesse contexto, a relevância do estudo está no fato de o artigo contribuir com e conhecimento sobre esse sistema de gestão escolar. Semelhante a outras empresas, a escola precisa gerenciar seus recursos, contratar e dispensar funcionários, lidar com questões documentais e burocráticas e administrar as finanças da instituição. A partir dos resultados, pode-se concluir que é importante entender como essas tecnologias são implementadas e de que maneira estão contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Patrícia Pinheiro da Silva

Graduanda em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP.

Magda Pinheiro da Silva

Graduanda em Administração - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP.

Hamilton Tavares dos Prazeres

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal do Amapá-UNIFAP. Pós-graduado: MBA em Gestão Estratégica em Recursos Humanos - FCA. MBA - Gestão das Organizações Sociais pela Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP. Docência do Ensino Superior e Educação Digital - FCA. Bacharel em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Superior do Amapá -CEAP. Formação Binacional em Practitioner em PNL - CBS. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência Tecnologia do Amapá-IFAP. Professor da Faculdade Cristão da Amazônia. Diretor Geral da HTP TREINAMENTOS. Facilitador credenciado da Escola de Administração Pública do Estado do Amapá. Professor da Faculdade Ensino Superior da Amazônia -FESAM. Professor da Faculdade Brasil Norte - FABRAN nos Cursos de Direito, Administração e Contabilidade. Experiência nas áreas Administrativa e Financeira.

Referências

CALVET, N. L.; CAVERO, O. B.; ALEANDRI, G. Digital educational platforms: an emerging school-family communication channel. World Conference on Future of Education, [S. l.], p. 1-10, set. 2019.

DIAS, M. N. Proesc: edtech do Amapá fundada em 2008 acaba de captar seu primeiro investimento; conheça. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/negocios/proesc-edtech-do-amapa-fundada-em-2008-acaba-de-captar-seu-primeiro-investimento-conheca/. Acesso em: 02 abr. 2024.

FERREIRA, F. Entenda as vantagens e desafios do uso de tecnologia na educação. [S. l.]: Proesc, 2023. Disponível em: https://www.proesc.com/blog/tecnologia-na-educacao/. Acesso em: 02 abr. 2024.

FERREIRA, F. Otimizar processos pedagógicos em escolas. [S. l.]: Proesc, 2019. Disponível em: https://www.proesc.com/blog/otimizar-processos-pedagogicos/. Acesso em: 21 maio 2024.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KNIELING, V. P.; KURTZ, G. C. Sistema de Gestão Escolar Escola Konectada. [S. l. s. n.], 2020. Disponível em: https://www.tfgonline.lapinf.ufn.edu.br/media/midias/TFG_Vers%C3%A3o_Final_Ap%C3%B3s_Aprova%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 02 abr. 2024.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LIMA, S. F.; SILVA, Jaciane G. S. L. Gestão democrática: avanços, limites e desafios. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 5, p. 3612-3618, 2019.

MEDEIROS, M. F.; MEDEIROS, A. M. Educação e tecnologia: explorando o universo das plataformas digitais e startups na área da educação. In: Anais do V CONEDU-Congresso nacional de educação. Pernambuco: Realize. 2018.

PAGE, J. S. D.; PAIVA, D. C. Estudo de caso com gestores escolares: os desafios da comunicação em grupo por meio de plataformas digitais. Revista Educação Pública, v. 1, n. 1, 2021.

PORTAL DAS ESCOLAS. Gerenciar uma rede de ensino nunca foi tão simples. Portal das Escolas, 2024. Disponível em: http://portaldasescolas.com.br/fornecedores/proesc-com/. Acesso em: 02 abr. 2024.

SILVA, G.; VIANA, M. A. P. As tecnologias na educação: o papel da equipe gestora nas práticas pedagógicas. Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 183-198, maio/ago. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5585/Dialogia.n32.7484.otto DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.7484

SILVA, Jaciane G. S. L.; LIMA, S. F.; SOUZA, V. M. A gestão escolar e a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica. Revista Mais Educação, São Paulo, v. 2, n. 6, 2019.

SOUZA, L. D. M.; RIBEIRO, M. S. S. O perfil do gestor escolar contemporâneo: das permanências as incorporações para exercício da função. Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 10, n. 1, p. 106-122, 2017. DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.33386

VALENTE, J. Tecnologia, informação e poder: das plataformas online aos monopólios digitais. 400f. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019

Publicado

25/06/2024

Como Citar

Pinheiro da Silva, P., Pinheiro da Silva, M., & Tavares dos Prazeres, H. (2024). USO DA TECNOLOGIA NA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA: AVALIAÇÃO DA PLATAFORMA PROESC NA GESTÃO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LARANJAL DO JARI-AP. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(6), e565394. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i6.5394