ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA PERCEPÇÃO DO IMPACTO EMOCIONAL NAS CRIANÇAS, PAIS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Wendell Ricardo de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5558

Palavras-chave:

Emoções. Ensino a Distância. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias Digitais

Resumo

A presente investigação tem como objetivo analisar a resposta do impacto emocional da pandemia do novo coronavírus e do ensino remoto emergencial (ERE) em um grupo de crianças, pais e professores do ensino fundamental II. Desenvolvemos uma breve revisão da literatura sobre o estudo científico das emoções, de suas origens até os dias atuais, buscando aprimorar o conhecimento desta área que tanto influencia o comportamento humano, a expressão dos sentimentos e as maneiras de agir. O estudo das emoções foi crucial para a compreensão dos reflexos da pandemia e do ERE em crianças, pais e professores, em que se vivencia tanto reações positivas quanto negativas. Também desenvolvemos uma revisão de literatura sobre os conceitos de ensino online, ensino a distância e ensino remoto emergencial. As experiências em alguns desses estudos evidenciaram práticas de ensino a distância já existentes há bastante tempo. O progresso, as dificuldades e as experiências com o ensino remoto emergencial foram analisados por alguns dos autores estudados e referidos neste estudo. A metodologia foi de inquérito por questionário sobre dois conceitos em análise: emoções percepcionadas e o uso das tecnologias digitais antes e durante a pandemia. Os inquéritos foram aplicados no período de fevereiro a abril de 2021 a uma amostra não probabilística de alunos, pais e professores de três escolas particulares do ensino fundamental II das cidades do litoral do Paraná, totalizando 78 inquéritos respondidos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Ricardo de Souza

Universidade de Lisboa.

Referências

ALFERE, V. Investigação científica em psicologia – Teoria e Prática. Coimbra: Almedina, 1997.

ALMEIDA, L.; FREIRE, T. Metodologia da investigação em psicologia e educação. 3. ed. Braga: Psiquilíbrios, 2003.

ARAÚJO, L. COVID-19 e o Isolamento social: Nada será como antes. [S. l.: s. n.], 2020 Disponível em: https://ciis.fmrp.usp.br/Covid-19/Covid-19-e-o-isolamento-social-nada-sera-como-antes/.

BARON, N. Language of the Internet. In: FARGHALI, A. (Ed). The Stanford Handbook for Language Engineers. Stanford: CSLI Publications, 2002. p. 59-127.

BARROS, A.; SILVA, J. Percepções dos indivíduos sobre as consequências do teletrabalho na configuração home-office: estudo de caso na Shell Brasil. Cadernos Ebape, v. 8, n. 1, p. 72-91, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-39512010000100006

BASTOS, T.; BOSCARIOLI, C. Os professores do ensino básico e as tecnologias digitais: Uma reflexão emergente e necessária em tempos de pandemia. [S. l.: s. n.], 2020. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/04/professores-do-ensino-basico-e-as-tecnologias-digitais/.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BROOKS, S.; WEBSTER, R.; SMITH, L.; WOODLAND, L.; WESSELY, S.; GREENBERG, N. et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

CALLEGARI, J. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.

CANNON, W. A teoria das emoções de James-Lange: um exame crítico e uma teoria alternativa. The American Journal of Psychologyvol, v. 100, n. 3/4, Special Centennial Issue, p. 567-586, 1987.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA - CIEB. Aprendizagem remota em tempos de pandemia. São Paulo: CIEB, 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educac%C3%A3o-para-Ensino-Remoto-030420.pdf.

COHEN, L.; MANION, L.; MORRISON, K. Research methods in education. New York: Routlegde Falmer, 2001. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203224342

COSTA, F. Repensar as TIC na educação: professor como agente transformador. Madri: Santillana, 2012.

COUTINHO, C. Estudos correlacionais em educação: potencialidades e limitações. Revista Psicologia, Educação e Cultura, v. XII, n. 1, p. 143-169, 2008.

CRUZ, R. et al. COVID-19: emergência e impactos na saúde e no trabalho. Rev. Psicol; Organ. Trab, Brasília, v. 20, n. 2, p. I-III, 2020. DOI: https://doi.org/10.17652/rpot/2020.2.editorial

DAMÁSIO, A. E o Cérebro Criou o Homem. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Tradução: do autor. Adaptação para o português do Brasil de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

DAMÁSIO, A. O Mistério da Consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Tradução: Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DAVIS, F. A Technology Acceptance Model for Empirically Testing New End-User Information Systems: Theory and Results. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 1985. http://hdl.handle.net/1721.1/15192

FONSECA, V. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862016000300014

FORTIN, M.; DUCHARME, F. Os estudos de tipo correlacional. In: FORTIN, M. F. (Ed.). O Processo de Investigação - da concepção à realização. 3. ed. Loures: Lusociência, 2003.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOLEMAN, D. Emotional Intelligence. [S. l.]: Bantam Book, 1995.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3

KIRSCHNER, P. A.; BRUYCKERE, P. D. The myths of digital native and the multitasker. Teaching and Teacher Education, v. 67, p. 135-142, 2071. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.tate.2017.06.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2017.06.001

KLEINGINNA, P. R.; KLEINGINNA, A.M. A categorized list of emotion definitions, with suggestions for a consensual definition. Motivation and Emotion, v. 5, p. 345–379, 1981. Disponível em: https://doi.org/10.1007/BF00992553 DOI: https://doi.org/10.1007/BF00992553

LANGE, A.; RIETDIJK, D.; HUDCOVICOVA, M.; VAN DE VEN, J.-P.; SCHRIEKEN, B.; EMMELKAMP, P. M. G. Interapy: A controlled randomized trial of the standardized treatment of posttraumatic stress through the internet. Journal of Consulting and Clinical Psychology, v. 71, n. 5, p. 901–909, 2003. https://doi.org/10.1037/0022-006X.71.5.901 DOI: https://doi.org/10.1037/0022-006X.71.5.901

LEE, J. Mental health effects of school closures during COVID-19. The Lancet, v. 4, June 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30109-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30109-7

LOCKE, J.; PASCOE, E. Can a sense of community flourish in cyberspace? The Guardian, 11 mar. 2000. Disponível em: https://www.theguardian.com/theguardian/2000/mar/11/debate

MCKENNA, K.; BARGH, J. Causes and consequences of social interaction on the Internet: A conceptual framework. Media Psychology, v. 1, n. 3, p. 249-269, 1999. Disponível em: https://doi.org/10.1207/s1532785xmep0103_4 DOI: https://doi.org/10.1207/s1532785xmep0103_4

MCKENNA, K.; BARGH, J. Plan 9 From Cyberspace: The Implications of the Internet for Personality and Social Psychology. Personality and Social Psychology Review, v. 4, n. 1, p. 57–75, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1207/S15327957PSPR0401_6 DOI: https://doi.org/10.1207/S15327957PSPR0401_6

MCKENNA, K.; GREEN, A.; GLEASON, M. Relationship formation on the Internet: What's the big attraction? Journal of Social Issues, v. 58, n. 1, p. 9-31, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1540-4560.00246 DOI: https://doi.org/10.1111/1540-4560.00246

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasilia: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm

MIRANDA, G. L. Literacia digital e informacional: Crenças e realidades. Observatorio (aceite em maio 2021; sai em março 2022). no prelo. DOI: https://doi.org/10.15847/obsOBS16120221734

MONTEIRO, M. M.; FERREIRA, P. T. Ser humano: 2ª parte. Porto: Porto Editora, 2006.

MOORE, M. Theory of transactional distance. In: KEEGAN, D. (Ed.). Theoretical principles of distance education. New York: Routledge, 1993. p. 22-38.

MOORE, M.; KEARSLEY, G. Educação a Distância: Uma visão integrada. Trduação: Galman R. São Paulo: Thompson Learning, 2007.

MOREIRA, D.; BARROS, D. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais. [S. l.]: Universidade Aberta, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/9661

MOREIRA, J.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079 DOI: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

MORGAN, H. Online instruction and virtual schools for middle and high school students: twenty-first-century fads or progressive teaching methods for today’s pupils? The Clearing House, Menasha, v. 88, n. 2, p. 72-76, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00098655.2015.1007909 DOI: https://doi.org/10.1080/00098655.2015.1007909

NUERE, S.; MIGUEL, L. The digital/technological connection with COVID-19: An unprecedented challenge in university teaching. New York: Springer, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/content/pdf/10.1007/s10758-020-09454-6.pdf DOI: https://doi.org/10.1007/s10758-020-09454-6

NUNES, V. O papel das emoções na educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

POLIT. D.; HUNGLER, B. Fundamentos de pesquisa em enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, p. 1-16, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424816

REBOLLO, C. M. A. R.; PÉREZ, R. G.; SÁNCHEZ, R. B.; GARCIA, O. B.; CARO, L.V. Las emotions en el aprendizaje online. RELIEVE, v. 14, n. 1, p. 1-23, 2008. Disponível em: http://www.uv.es/RELIEVE/v14n1/RELIEVEv14n1_2.htm

RIVA, G.; GALIMBERTI, C. Computer-mediated communication: identity and social interaction in an electronic environment. Genetic, Social and General Psychology Monographs, v. 124, p. 434-464, 1998. http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.33.5163&rep=rep1&type=pdf

ROSARIO, L.; MOREIRA, A. Competências do professor para o ensino online: análise de um curso de capacitação de docentes em EaD. Indagatio Didactica, v. 7, n. 1, jul. 2015. Disponível em: https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/2626/2056

RUNA, A. B-Learning e expressão de emoções na formação de adultos: contributo para a mudança de práticas no modelo de ensino. 2013. Tese (Doutorado) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/9717

SANGRÀ, A.; VLACHOPOULOS, D.; CABRERA, N.; BRAVO, S. Hacia una definición inclusiva del e-learning. Barcelona - UOC: eLearn Center, 2011.

SANTOS, H Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa, v. 395, e2015805, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091 DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091

SANTOS, V.; KERBAUY, M. Interatividade em ambiente virtual de aprendizagem: contribuições de uma experimentação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 3, p. 442–460, 2010. https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/ DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v4i3.2769

SCHACHTER, S.; SINGER, J. Determinantes Cognitivos, Sociais e Fisiológicos do Estado Emocional. Psychological Review, v. 69, p. 379-399, 1965. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1963-06064-001 DOI: https://doi.org/10.1037/h0046234

SMIRNOV, A. Las emociones y los sentimientos. In: SMIRNOV, A. A.; LEONTIEV, A. N.; RUBINSHTEIN, S. L.; TIEPLOV, B. M. Psicologia. México: Editorial Grijalbo S. A, 1969. p. 355-381.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

UHLS, Y. Five days at outdoor education camp without screens improves preteen skylls with nonverbal emotion cues. Computer in Human Behavior, v. 9, p. 387-392, 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.05.036

VENKATESH, V.; BALA, H. Technology Acceptance Model 3 and a Research Agenda on Interventions. Decision Sciences, v. 39, n. 2, 2008. http://dx.doi.org/10.1111/j.1540-5915.2008.00192.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-5915.2008.00192.x

VENKATESH, V.; DAVIS, F. A theoretical extension of the technology acceptance model: four longitudinal field studies. Management Science, Ann Arbor (MI), v. 46, n. 2, p.186-204, 2000. DOI: https://doi.org/10.1287/mnsc.46.2.186.11926

VYGOTSKY, L. S. Conscience, inconscient, émotions. Paris: La Dispute, 1997.

Publicado

26/07/2024

Como Citar

de Souza, W. R. (2024). ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA PERCEPÇÃO DO IMPACTO EMOCIONAL NAS CRIANÇAS, PAIS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(1), e515558. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5558

Edição

Seção

E-BOOKS

Categorias