ENSINO REMOTO DE EMERGÊNCIA PERCEPÇÃO DO IMPACTO EMOCIONAL NAS CRIANÇAS, PAIS E PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i1.5558Palavras-chave:
Emoções. Ensino a Distância. Ensino Remoto Emergencial. Tecnologias DigitaisResumo
A presente investigação tem como objetivo analisar a resposta do impacto emocional da pandemia do novo coronavírus e do ensino remoto emergencial (ERE) em um grupo de crianças, pais e professores do ensino fundamental II. Desenvolvemos uma breve revisão da literatura sobre o estudo científico das emoções, de suas origens até os dias atuais, buscando aprimorar o conhecimento desta área que tanto influencia o comportamento humano, a expressão dos sentimentos e as maneiras de agir. O estudo das emoções foi crucial para a compreensão dos reflexos da pandemia e do ERE em crianças, pais e professores, em que se vivencia tanto reações positivas quanto negativas. Também desenvolvemos uma revisão de literatura sobre os conceitos de ensino online, ensino a distância e ensino remoto emergencial. As experiências em alguns desses estudos evidenciaram práticas de ensino a distância já existentes há bastante tempo. O progresso, as dificuldades e as experiências com o ensino remoto emergencial foram analisados por alguns dos autores estudados e referidos neste estudo. A metodologia foi de inquérito por questionário sobre dois conceitos em análise: emoções percepcionadas e o uso das tecnologias digitais antes e durante a pandemia. Os inquéritos foram aplicados no período de fevereiro a abril de 2021 a uma amostra não probabilística de alunos, pais e professores de três escolas particulares do ensino fundamental II das cidades do litoral do Paraná, totalizando 78 inquéritos respondidos.
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