INGESTÃO DE ÁCIDOS GRAXOS E SEU IMPACTO NO RISCO CARDIOVASCULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.578

Palavras-chave:

pesquisa tem como objetivo  discorrer a associação, Dieta e Mortalidade, Alimentação saudável, Doenças cardiovasculares

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo  discorrer a associação do consumo de ácidos graxos com mortalidade total e eventos de doenças cardiovasculares. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica composta de material disponibilizado na literatura atual, Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram os publicados nos últimos dez anos e os estudos clínicos e/ou de revisão de literatura sobre a influência do consumo de gorduras e o risco de mortalidade/risco cardiovascular. Com o levantamento de informações, identificou-se a ligação entre a prática alimentar, a prevenção e a redução do risco cardiovascular. Os estudos apresentados mostraram, também, que há incerteza quanto ao efeito de ácidos graxos saturados sobre os resultados clínicos. Em suma, alguns estudos enfatizam que a ingestão de baixo teor de gordura saturada protege o organismo, enquanto outros abordam que há um aumento no risco da doença do risco cardiovascular. Concluiu-se, que a ingestão de ácidos graxos saturados deve ocorrer em menor quantidade, para evitar riscos para a saúde, como o baixo consumo pode prejudicar o indivíduo, ocasionando várias doenças. Como foi identificado estudos que não apresentaram associação com o consumo de ácidos graxos saturados com mortalidade total e doenças cardiovasculares é aconselhável o desenvolvimento de mais estudos para apresentar dados mais precisos quanto ao consumo dos ácidos graxos na prevenção de doenças cardiovasculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lizia Baruque Baylão, USP

Médica especialista em Clínica Médica e Endocrinologia e Metabologia pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (USP- RP). Pós graduada em  metabolismo,nutrição esportiva e fisiologia do exercício (USP-RP). Graduanda do oitavo período da Faculdade de Nutrição- Unibras.

Diego Vinícius Araújo

Profissional de Educação Física (FAP). Pós graduado em Bases Fisiológicas do Treinamento Personalizado, Nutrição Esportiva e Medicina Avançada. Graduando do oitavo período da Faculdade de Nutrição- Unibras.

Raissa de Melo Matos Ferreira, UFOP

Nutricionista. Pós graduada em nutrição esportiva e fisiologia do exercício- UFG. Mestre em tecnologia de alimentos- IFGOIANO. Doutoranda em Saúde e Nutrição- UFOP. Docente da faculdade de Nutrição- Unibras

Downloads

Publicado

05/09/2021

Como Citar

Baruque Baylão, L. ., Araújo, D. V., & de Melo Matos Ferreira, R. (2021). INGESTÃO DE ÁCIDOS GRAXOS E SEU IMPACTO NO RISCO CARDIOVASCULAR . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(8), e28578. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i8.578