A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL NAS GRADUAÇÕES DE PSICOLOGIA NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6165

Palavras-chave:

Universidade , Psicologia, Graduações

Resumo

O presente artigo objetiva compreender de que modo a Psicologia Transpessoal tem sido discutida no âmbito das graduações em Psicologia no Brasil. Busca-se entender os aspectos históricos do desenvolvimento da Psicologia Transpessoal, o impacto da Psicologia Transpessoal como ênfase curricular, na formação e profissionalização dos(as) formados(as), discutir as contribuições deste campo de conhecimento na prática clínica psicológica que visa uma interseção entre espiritualidade e cuidado. A Psicologia Transpessoal proporciona novos caminhos para pesquisas no mundo inteiro, portanto nesta linha de pesquisa encontra-se a noção de espiritualidade em interface com temáticas interdisciplinares. O estudo trata-se de uma revisão narrativa realizada no LILACS. Concluiu-se que a Psicologia Transpessoal, um elo com a noção de espiritualidade, proporciona um importante debate dentro dos cursos de Psicologia em universidades brasileiras.  

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Biografia do Autor

  • Giliane Cordeiro Gomes

    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental. Psicóloga. Bacharela pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente do curso de Psicologia da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. 

  • Thaís dos Anjos Farias

    Graduanda do curso de Psicologia na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA. Psicanalista em formação pela Faculdade FALPE/APN.

     

  • Ademário Rômulo de Castro

    Graduando do curso de Psicologia na Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – AESA.

  • Ênio Felipe Pereira Lima

    Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

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Publicado

24/01/2025

Como Citar

A PSICOLOGIA TRANSPESSOAL NAS GRADUAÇÕES DE PSICOLOGIA NO BRASIL. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(1), e616165. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i1.6165