ANÁLISE DO IMPACTO ECONÓMICO DA ACTIVIDADE DO PORTO COMERCIAL FLUVIAL ARTESANAL DO KIMBUMBA/SOYO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i3.6283Palavras-chave:
Porto artesanal; Análise Financeira e Impacto económico.Resumo
Este artigo tem como objectivo analizar as operações portuárias do posto comercial fluvial artesanal do Kimbumba sobre o seu impacto económico das actividades realizadas sobre os processos de carregamento e descarga dos bens e serviço. Localizado no centro da cidade do Soyo, bairro Kunguyenguel, região em estudo, entre o objecto de análise, o rendimento dos protagonistas como fonte de sustento de muitas famílias nas últimas três décadas, sobretudo os estivadores, proprietários e outros. Para a pesquisa, se utilizou o método qualitativo, por meio de técnicas discretivas, matemáticos estatísticos e entrevistas presencias através de diálogos com os proprietários dos espaços funcionais do porto fluvial artesanal do Kimbumba e outros intervenientes da actividade comercial informais, portuária e funcionários públicos do município. O porto fluvial artesanal do Kimbumba é propriedade privada pertencente à duas famílias com destaque a família “Muamba”, as suas operações financeiras apresentam um fluxo bruto diário de três milhões trezentos e trinta e cinco mil trezentos e vinte e oito kwanzas e cinco cêntimos (3 335 328,5 AOA) e mensal na ordem de sessenta e cinco milhões seiscentos e cinquenta e nove mil oitocentos e cinquenta e sete kwanzas (65 659 857 AOA).
Downloads
Referências
ABREU, A. L. Analise econômica para implantação de um porto fluvial no município de Porto Nacional/TO. [S. l.: s. n.], 2021. p. 61. DOI: https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3055.2021.001.0007
BATALHA, M. O.; SOUZA FILHO, H. M. Gerenciamento da cadeia de suprimentos e logística. São Paulo: Atlas, 2007.
DUARTE, M. L. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CIDADE PORTUÁRIA – PORTO DE SANTOS. In: IV Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais, Porto Alegre, RS, 2016.
FERNANDES, M.; COSTA, R. Gestão portuária e desenvolvimento sustentável: desafios e perspectivas para portos artesanais. [S. l.]: Editora Marítima, 2022.
GOMES, L. Economia informal e o impacto dos portos fluviais no mercado de trabalho. Revista de Desenvolvimento Regional, v. 25, n. 2, p. 45-63, 2019.
NOTTEBOOM, T.; PALLIS, A.; RODRIGUE, J. P. Port economics, management and policy. [S. l.]: Routledge, 2022. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429318184
OLIVEIRA, P.; SANTOS, R. Infraestruturas portuárias e desenvolvimento socioeconômico em áreas ribeirinhas. Estudos Marítimos, v. 18, n. 1, p. 87-104, 2020.
RODRIGUE, J. P. The geography of transport systems. 5th ed. [S. l.]: Routledge, 2020. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429346323
RODRIGUES, J. O papel da atividade portuária na economia local. Porto & Comércio, v. 12, n. 3, p. 112-128, 2018.
SILVA, A. M. Contabilidade Geral. 23. ed. Recife: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2018.
SILVA, C.; ALMEIDA, T. A informalidade no setor portuário: impactos e desafios para o crescimento sustentável. Economia & Sociedade, v. 30, n. 4, p. 221-239, 2021.
SILVA, F. R. Logística e desenvolvimento econômico: Impactos da infraestrutura de transporte. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018.
SOUZA, M. Sustentabilidade e logística em portos fluviais: um estudo sobre modelos de gestão eficientes. Revista Brasileira de Transporte e Logística, v. 14, n. 2, p. 55-79, 2017.
UNCTAD. Review of maritime transport. In: United Nations Conference on Trade and Development, 2021
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.