METODOLOGIA DE PROJETOS E O PROGRAMA UNIÃO FAZ A VIDA: DESENVOLVENDO LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DO RESGATE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i4.6388Palavras-chave:
Programa União faz a Vida, Educação integral, Cooperação e cidadania, Pedagogia de ProjetosResumo
Este artigo busca analisar a metodologia do Programa União Faz a Vida (PUFV), com ênfase em suas práticas pedagógicas voltadas para a educação integral de crianças e jovens. O PUFV, desenvolvido pela Fundação Sicredi, visa promover o desenvolvimento de habilidades de cooperação e cidadania, articulando as dimensões físicas, emocionais, intelectuais e culturais dos alunos. A pesquisa destaca a importância da integração do programa ao Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, evidenciando a adaptação da metodologia aos conteúdos curriculares, que são explorados por meio de projetos de trabalho, como as expedições investigativas, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa. A metodologia do PUFV é fundamentada em cinco dimensões principais: justiça, solidariedade, diversidade, diálogo e empreendedorismo, e busca fortalecer o protagonismo dos alunos no processo educacional. O programa também se destaca pela formação continuada dos educadores, que são capacitados para implementar a metodologia de forma eficaz em diferentes contextos escolares. A pesquisa revela que, apesar de seu impacto positivo nas dinâmicas de ensino e aprendizagem, a implementação do PUFV ainda enfrenta desafios, como a adesão em áreas específicas, como a Educação Física. Por fim, este estudo aponta que o PUFV tem o potencial de transformar a prática pedagógica e contribuir para a formação de cidadãos críticos e engajados socialmente, embora seja necessária uma maior articulação entre os educadores e a comunidade escolar para consolidar as mudanças propostas.
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