UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UMA PLATAFORMA DE GERÊNCIA DE PET SHOPS COM SOLUÇÕES DE UI/UX

Autores

  • Gerson Douglas de Santana Lima
  • Reudismam Rolim de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6595

Palavras-chave:

Pet shops, Design UI/UX, Aplicativo , Solução tecnológica.

Resumo

Os pet shops estão amplamente difundidos; não obstante, a sociedade está cada vez mais imersa na Tecnologia da Informação (TI), que pode ser empregada na administração desse setor. Nesta direção, é proposto o ambiente “Poritos”, para simplificar a gerência de serviços, produtos e cuidados animal. Neste trabalho, é apresentado o protótipo do ambiente, nas plataformas Web e mobile. Como metodologia, foi empregado o método pesquisa-ação, que envolveu uma etapa de planejamento, abrangendo uma análise das necessidades dos pet shops; implementação, criação do protótipo do ambiente; e avaliação do protótipo. A plataforma inclui elementos, tais como o agendamento de serviços, catálogo de produtos, acompanhamento de pedidos, lembretes de consultas e vacinas, perfis de animais, notificações e pagamentos online. A avaliação aponta para a eficiência funcional e a satisfação dos clientes, permitindo avanço na otimização da gerência de pet shops e contribuindo para a modernização do setor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gerson Douglas de Santana Lima

    Graduando em Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). 

  • Reudismam Rolim de Sousa

    Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA.

Referências

MELO, T. R. S.; MORAIS, E. B. D.; SOUSA, R. R.; GONÇALVES, S. M. N. Utilizando o método pesquisa-ação para desenvolver um protótipo de um sistema para empréstimos de materiais para a UFERSA, Campus Pau dos Ferros. Revista de Engenharia e Tecnologia, v. 17, n. 1, 2025.

NIELSEN, J. Usability Engineering. São Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 1993. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-052029-2.50007-3

NIELSEN, J. 10 Usability Heuristics for User Interface Design. [S. l.]: Nielsen Norman Group, 1994. Disponível em: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/. Acesso em: 04 maio 2024

PET SHOP CONTROL. Gestão Eficaz de Estoque para Pet Shops: Estratégias para o Sucesso. [S. l.]: Pet Shop Control, 2025. Disponível em: https://www.petshopcontrol.com.br/blog/gestao-eficaz-de-estoque-para-pet-shops-estrategias-para-o-sucesso. Acesso em: 04 maio 2025.

SAFFER, D. Designing for Interaction: Creating Smart Applications and Clever Devices. 2ª Edição. New Riders, 2010.

SANTIN, Letícia. Gestão de pet shop: a chave para o sucesso do seu negócio. Blog MBA USP/FMVZ, São Paulo, 09 fev. 2024. Disponível em: https://mbauspfmvz.com/blog/gestao-de-pet-shop-a-chave-para-o-sucesso-do-seu-negocio. Acesso em: 18 jul. 2024.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2016.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, p. 443-466, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

WARE, C. Information Visualization: Perception for Design. São Francisco: Morgan Kaufmann, 2004.

Downloads

Publicado

11/07/2025

Como Citar

UTILIZANDO O MÉTODO PESQUISA-AÇÃO PARA DESENVOLVER UMA PLATAFORMA DE GERÊNCIA DE PET SHOPS COM SOLUÇÕES DE UI/UX. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676595. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6595