DESAFIOS DA MONITORIA REMOTA EM BASES MORFOFUNCIONAIS DA SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i10.808Palavras-chave:
Monitoria, Ensino, AprendizagemResumo
O processo de monitoria em tempos de COVID-19 possibilitou a reflexão sobre os paradigmas do presencial e remoto e sobre a melhor utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação e diferentes metodologias no cotidiano acadêmico. Objetivou-se relatar a experiência e os desafios do processo de monitoria acadêmica on-line no componente curricular de Bases Morfofuncionais da Saúde. O presente estudo de caráter descritivo quanti-qualitativo, é um relato de experiência de um aluno no componente curricular (CC) de Bases Morfofuncionais da Saúde. Organizou-se uma enquete de avaliação ao final do CC, onde os alunos avaliaram o desempenho do monitor e a importância da monitoria no seu desempenho acadêmico dentro desse CC. A enquete realizada ao final do CC coletou a resposta de 20 alunos matriculados onde foi possível avaliar o grau de importância da monitoria durante o processo formativo dos acadêmicos. O processo de monitoria numa instituição de ensino superior é desafiador, desde a sua implantação até a sua execução. Entender o papel de cada agente dentro desse processo torna a monitoria mais clara e os ganhos são mais perceptíveis para ambas as partes.
Downloads
Referências
ABI-RAFEH, Jad; AZZI, Alain J. Emerging role of online virtual teaching resources for medical student education in plastic surgery: COVID-19 pandemic and beyond. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery, v. 73, n. 8, p. 1575, 2020.
BATISTA, Larissa Junqueira; STRINI, Paulinne Junqueira Silva Andresen; STRINI, Polyanne Junqueira Silva Andresen. Contribuições da monitoria de anatomia humana no processo de aprendizagem discente. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 11, p. 23982-23987, 2019.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei do Sistema Universitário-nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Brasília: MEC, 1968.
BRASIL. LEI Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelecer as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 23 dez. 1996. Seção 5, Art. 84, p.32.
CARVALHO, Vitor Oliveira; CONCEIÇÃO, Lino Sergio Rocha; GOIS JR, Miburge Bolivar. COVID‐19 pandemic: Beyond medical education in Brazil. Journal of Cardiac Surgery, v. 35, n. 6, p. 1170, 2020.
DA SILVA GALDINO, Érica Taylla; DE CASTRO ABRANTES, Kercya Nara Felipe. Desafios da monitoria acadêmica: Percepção dos alunos monitores e monitorados. Encontro de Extensão. Docência e Iniciação Científica (EEDIC), v. 5, n. 1, 2019.
DE MORAES, Gleidially Nayara Bezerra et al. Vivência na monitoria de anatomia humana: relato de experiência de discentes-monitores do curso de Fisioterapia. Travessias, v. 10, n. 3, p. 67-79, 2016.
DE OLIVEIRA, Juliane; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. Práticas de monitoria acadêmica no contexto brasileiro. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, p. 1-18, 2021.
DE SOUZA RAMOS, Semírames Cartonilho et al. Ensino, monitoria e promoção da saúde em tempos de pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, p. e45410817544-e45410817544, 2021.
FLORES, Jeronimo Becker et al. Monitoria de cálculo e processo de aprendizagem: perspectivas à luz da sócio-interatividade e da teoria dos três mundos da matemática. 2018. 226 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Escola de Ciências, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
GARG, Tushar; SHRIGIRIWAR, Apurva; PATEL, Kirang. Trainee education during COVID-19. Neuroradiology, v. 62, n. 9, p. 1057-1058, 2020.
GOMES, Rosa Maria; BRITO, Elisabeth; VARELA, Ana. Intervenção na formação no ensino superior: a aprendizagem baseada em problemas (PBL). Interacções, v. 12, n. 42, 2016.
HAMAD, Sara Mohammed Sami et al. “To teach is to learn twice” Added value of peer learning among medical students during COVID-19 Pandemic. MedEdPublish, v. 9, 2020.
KAUP, Soujanya et al. Sustaining academics during COVID-19 pandemic: the role of online teaching-learning. Indian Journal of Ophthalmology, v. 68, n. 6, p. 1220, 2020.
MACHADO, Renato Assis et al. I am having trouble keeping up with virtual teaching activities: Reflections in the COVID-19 era. Clinics, v. 75, 2020.
MANGANELLI, Luciane Aparecida Gonçalves; BORGES, Grasiely Faccin. COMPONENTE CURRICULAR OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS-ARTIGO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE MONITORIA. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 2, n. 7, p. e27501-e27501, 2021.
MANO, Gustavo Caetano de Mattos. Experiências do grupal: cartografia do estilo na prática de monitoria. 2011. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.
MEDEIROS, Liara das Graças Costa de et al. Saberes da monitoria: uma análise a partir do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba. 2018. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação. Universidade Federal da Paraíba.
MORAES, Gleidially Nayara Bezerra; SCHWINGEL, Paulo Adriano; JÚNIOR, Edivaldo Xavier Silva. Uso de roteiros didáticos e modelos anatômicos, alternativos, no ensino-aprendizagem nas aulas práticas de anatomia humana. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, p. 223-230, 2016.
MOUTINHO, Paula Maria Nunes. Monitoria: sua contribuição para o ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem. 2015. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.
MURPHY, Michael PA. COVID-19 and emergency eLearning: Consequences of the securitization of higher education for post-pandemic pedagogy. Contemporary Security Policy, v. 41, n. 3, p. 492-505, 2020.
NUNES, J. T. et al. Teaching-learning process on the performance of monitoring activities: an experience report. Journal of Nursing, v. 8, n. 3, p. 4165-4169, 2014.
RAMOS, Luiz Armando Vidal et al. Plano de monitoria acadêmica na disciplina anatomia humana: relato de experiência. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 5, n. 3, 2012.
SLEIWAH, A. et al. COVID-19 lockdown learning: the uprising of virtual teaching. Journal of Plastic, Reconstructive & Aesthetic Surgery, v. 73, n. 8, p. 1575-1592, 2020.
SOHRABI, Catrin et al. World Health Organization declares global emergency: A review of the 2019 novel coronavirus (COVID-19). International journal of surgery, v. 76, p. 71-76, 2020.
SURKHALI, Bipana; GARBUJA, Chandra Kumari. Virtual learning during COVID-19 pandemic: pros and cons. Journal of Lumbini Medical College, v. 8, n. 1, p. 154-155, 2020.
TAVARES, Jardene Soares et al. Contribuições da monitoria de Anatomia Humana na formação acadêmica de estudantes de enfermagem: relato de experiência. Rev. enferm. UFPE on-line, p. 3176-3179, 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA. Reitoria. Portaria n° 163/2020. Itabuna, 2020.
WILCHA, Robyn-Jenia. Effectiveness of virtual medical teaching during the COVID-19 crisis: systematic review. JMIR Medical Education, v. 6, n. 2, p. e20963, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.