UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NAS ATIVIDADES DA MONITORIA ACADÊMICA EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.994Palavras-chave:
Monitoria, rede, política social, saúdeResumo
Este artigo descreve algumas experiências da monitoria acadêmica no contexto da educação online no curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição privada, localizada no Rio de Janeiro, levando em conta as estratégias de ensino e de aprendizagem em redes sociais, adotadas durante o ensino híbrido no ano de 2021 (dois mil e vinte um). A proposta da monitoria incidiu na adaptação e utilização das ferramentas tecnológicas para o ensino e interação com os alunos, disponibilizando conteúdos didáticos de forma resumida, dicas de leitura e filmes pela plataforma escolhida. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm se tornado recursos cada vez mais indispensáveis no contexto educacional, cooperando consideravelmente na interação entre monitores e discentes. Para dar conta do uso de metodologias ativas, utilizamos a plataforma Instagram© e seus recursos, o que possibilitou ao monitor transmitir conteúdos e atividades com mais dinamismo, estimulando a leitura e pesquisa fora da sala de aula. Através do Instagram© foi possível analisar e apresentar os dados obtidos da interação dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram-se satisfatórios, levando-se em conta o rendimento acadêmico dos alunos participantes.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ASSIS, F. et al. Programa de monitoria acadêmica: percepções de monitores e orientadores. Rev. Enferma. Uerj, 2006; jul.-set;14(3):391-397.
ASSUNÇÃO, A.; BRUNO, M; JORGE, T. Mendonça. As mídias sociais como tecnologias de si. Esferas, v. 3, n. 5, 2014.
ALVES, A.L.; MOTA, M.F.; TAVARES, T.P. Instagram No Processo De Engajamento Das Práticas Educacionais: A dinâmica para a socialização do ensino-aprendizagem. Revista Científica da Fasete, Tiradentes, v. 25, n. 2, p. 1-21, jul. 2018. Anual.
ANASTASIOU, L.G.C.; ALVES, L.P. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos e estratégias de trabalho em sala de aula. Joinvile, SC: UNIVILLE, 2010.
ALVES, C.R.R. et al. Fisiologia do Exercício para alunos de graduação: uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte [online]. 2013, v. 27, n. 2, pp. 289-296. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1807-55092013000200012>. Epub 01 Jul 2013. Acesso em 20 nov 2021.
CASTANHEIRO, I. C. A poluição visual: formas de enfrentamento pelas cidades. Revista Internacional de Direito e Cidadania, n. 4, p. 63-78, 2009.
DANTAS, I. C.; SILVA, J. E. F. Poluição visual: que mal isso faz? n. 2, v. 2, 2008.
DEBALD, B. et al. A diferença entre texto científico e acadêmico. Uniamérica-Centro Universitário. Disponível em: https://uniamerica.br/blog/a-diferenca-entre-texto-cientifico-e-academico. Acesso em: 27 nov. 2021.
HELLER, E. A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão. 1. ed., [S.l.]: Garamond Ltda. 2014.
JUNQUEIRA, F.C. et al. A Utilização das Redes Sociais para o Fortalecimento das Organizações. Revista Valore, Volta Redonda, v. 1, n. 1, p. 1-13, nov. 2014.
KOEHLER, C.; CARVALHO, M.J.S.; FRANCO, S.R.K.Interação Social em Rede e nas Redes Sociais na Internet:: reflexões para uma educação em rede. 2015. 6 f. TCC (Graduação) - Curso de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
LINHARES, R.; CHAGAS, A.M. Aprendizagens no ciberespaço: por uma pedagogia da comunicação em uma educação mestiça. In: Educação no ciberespaço: novas configurações, convergências e conexões. PORTO, C.; MOREIRA, J.A. (Org.). Aracaju: EDUNIT, 2017.
GAROFALO, D. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11897/como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado. Acesso em: 27 nov. 2021.
REZENDE, D. V; FLEITH, D. S; BORGES, C. N; JOLY, M.C., M. C. R. A. Relação entre tecnologias da informação e comunicação e criatividade: Revisão da literatura. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 4, p. 877-892, 2016.
SILVEIRA JUNIOR, C.R. SALA DE AULA INVERTIDA: por onde começar? Por onde começar? 2020. Instituto Federal de Goiás. Disponível em: https://ifg.edu.br/attachments/article/19169/Sala%20de%20aula%20invertida_%20por%20onde%20come%C3%A7ar%20(21-12-2020).pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.
NUNES, F. L. S. Realidade Virtual em saúde: já realidade ou ainda virtual? Journal of Health Informatics, v. 10, n. 2, 2018.
THIEL, C.R.As Mudanças no Algoritmo do Instagram em 2018. Disponível em: https://cristianethiel.com.br/as-mudancas-no-algoritmo-do-instagram/ Acesso em: 03 novembro 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.