ANÁLISE DO MOVIMENTO DO MÓVEL USANDO O TRILHO DE AR E A PLACA ARDUINO COMO AQUISIÇÃO DE DADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1157

Palavras-chave:

Ensino de Física, Arduino, Experimentação

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma nova prática pedagógica de ensino, com a finalidade de buscar um maior interesse dos alunos pelo ensino de ciências, principalmente em Física. O trabalho consiste em algumas etapas, realizações de experimentos utilizando um protótipo experimental chamado de Análise do Movimento do Móvel Usando o Trilho de Ar e a Placa Arduino como Aquisição de Dados. O protótipo uitiliza sensores LDR conectados à placa Arduino com a finalidade de fazer a marcação temporal do carrinho movimentar-se sobre o trilho de ar. A área da Física escolhida foi a da cinemática, especificando mais os conteúdos de movimento retilíneo uniforme (MRU) e movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), assuntos estes que causam muitas dúvidas em sua compreensão e na distinção entre estes dois movimentos. Duas atividades experimentais serão propostas aos alunos, uma de MRU e outra de MRUV, as quais se resumem a colocar o carrinho em movimento sobre o trilho de ar, fazer a marcação temporal através dos sensores na interface do Arduino, calcular a velocidade e observar se a mesma é constante no primeiro experimento, calcular a aceleração escalar para duas inclinações diferentes, verificar se é constante nos dois casos, além de propor aos alunos a construção do conhecimento acerca dos gráficos de cinemática. Espera-se que esse protótipo experimental seja uma ferramenta importantíssima e proveitosa nas aulas de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Aduan Luiz Silva

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Alagoas (2014). Mestrado em Física pela Universidade Federal de Roraima (2016). Participou de projetos voltados ao ensino de Física. Tem experiência na área de Física com ênfase na caracterização de materiais magnéticos e propriedades magnéticas de solos.Secretaria de Educação do Estado de Alagoas

Deiverson Rodrigo Candido Cavalcanti

Mestre em Ensino de Física, pela Universidade Federal de Alagoas UFAL. Graduado em Física Licenciatura, pela Universidade Federal de Alagoas UFAL. Possuo experiência na área de Ensino de Física, utilizando métodos computacionais como propostas inovadoras na área de ensino, incluindo a Modelagem Computacional, Produção de Vídeos e Experimentos de Física utilizando a Placa Arduino.  

Referências

BARBOSA, A, R. ; JESUS, J, A. A utilização de materiais alternativos em experimentos práticos de química e sua relação com o cotidiano. Disponível em:

<http://www.annq.org/congresso2009/trabalhos/pdf/T77.pdf> Acesso em 10 de junho de 2016.

CARVALHO, A, M ,P. ; AZEVEDO, M. C. P, S. ; NASCIMENTO, V, B. ; CAPPECHI, M, C, M. ; VANNUCCHI, A, I. ; CASTRO, R, S. ; PIETROCOLA, M. ; VIANNA, D, M.; ARAÚJO, R, S. Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

LEITE, L. Contributos para uma utilização mais fundamentada do trabalho laboratorial no ensino de ciências - Cadernos Didáticos de Ciências. Volume 1, Departamento de Ensino Secundário / Ministério da Educação, Lisboa, 2001.

PEREIRA, M, V. ; BARROS, S, S. Produção de vídeos por estudantes como uma nova estratégia de trabalho experimental no laboratório de física no ensino médio. Instituto Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009.

SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia Teoria-Prática. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.

SILVA, R. P.; ARAÚJO, M. L. F. Concepções de atividades experimentais e implicações na prática docente de professores de ciências. Universidade Federal de Sergipe, 2011.

SOUZA, A. C. A experimentação no ensino de ciências: Importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. Monografia de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013

Publicado

16/02/2022

Como Citar

Silva, A. L. ., & Cavalcanti, D. R. C. (2022). ANÁLISE DO MOVIMENTO DO MÓVEL USANDO O TRILHO DE AR E A PLACA ARDUINO COMO AQUISIÇÃO DE DADOS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(2), e321157. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1157