A IMPORTÂNCIA DA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS ESPORTIVOS PELA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ (PMPR), COM PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE, COMO MECANISMO DE APROXIMAÇÃO E EMPATIA: REFLEXOS POSITIVOS PARA IMAGEM DA CORPORAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1338Palavras-chave:
esportivos, eventos, organização, polícia militarResumo
O presente artigo tem como objetivo demonstrar os reflexos positivos para a imagem institucional da Polícia Militar do Paraná (PMPR) decorrentes da organização de eventos esportivos com participação da comunidade. Tais eventos conduzem a PMPR a uma aproximação saudável com a comunidade, criando empatia com seus “clientes”, haja vista que a PMPR é a principal prestadora de Segurança Pública do Estado, utilizando como princípio de atuação a Polícia Comunitária e tendo como responsabilidade o policiamento ostensivo fardado nos seus 399 (trezentos e noventa e nove) municípios. A referida análise foi realizada através de uma pesquisa documental, bem como por meio da expertise dos autores em organização de eventos esportivos, procurando delimitar com qual frequência tais acontecimentos são realizados; bem como, se os mesmos são desenvolvidos com o apoio e coordenação da Instituição ou se tem a sua origem por meio de iniciativas pontuais de seus integrantes. O estudo teve ainda como escopo verificar os reflexos para imagem institucional, portanto, a percepção da comunidade em relação à PMPR, após a participação em tais eventos esportivos organizados pela Corporação. Demonstra ainda a relevância de serem ofertadas possibilidades aos Militares Estaduais de praticarem esportes, indicando o quão importante é um profissional bem condicionado para o desempenho de uma profissão que por suas características próprias, naturalmente eleva os níveis de estresse, podendo resultar inclusive em problemas de saúde.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Constituição. Constituição do Estado do Paraná. Curitiba-PR: Assembleia Legislativa, 1989.
Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária, 5ª Edição. Brasília-DF: Ministério da Justiça, 2013.
Manual de Policiamento Comunitário, elaborado pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), 2009.
STIGGER e THOMASSIM, Entre o “Serve” e o “Significa”: Belo Horizonte: Revista Licere, v.16, n.2, jun/2013.
ZALUAR, A. Cidadãos não vão ao paraíso. São Paulo: Editora Escuta; Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.