ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS ENPEC(s) – (1997-2021)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1388Palavras-chave:
ensino, química, alunosResumo
Esta pesquisa surgiu durante a ministração de aulas relacionadas a disciplina de Química Geral para graduandos em Licenciatura em Física, com o propósito de informar aos mesmos, relações inerentes a pesquisa e a associação da prática professoral relacionada a uma determinada linha de estudo. O objetivo principal deste trabalho foi identificar por meio de um mapeamento de registros bibliográficos, os focos temáticos de ensino registrados nos ENPEC(s) de 1997-2021, envolvendo Deficiência Auditiva e Ensino de Química. Como resultados trazemos as implicações que cada pesquisa destaca como forma de contribuição para a comunidade acadêmica. As leituras demonstram que quatro fatores são essenciais para que se alcance a aprendizagem de qualquer conteúdo curricular em Química: 1- A formação (inicial e continuada) do professor de Química e do Interprete de Libras; 2- A sinalização utilizada em Libras, para a explanação da aula; 3- A metodologia, os recursos materiais pedagógicos e didáticos utilizados para ministrar a aula; 4- A parceria no planejamento da aula, entre o professor de Química e o Interprete de Libras. Por meio do levantamento de tais dados, tornou-se possível identificarmos que dentro do contexto de nossa temática em estudo envolvendo a Deficiência Auditiva existem lacunas que, no futuro poderiam intermediar a explanação de muitas pesquisas com foco nessa temática.
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