DISLEXIA NO AMBIENTE ESCOLAR: COMO AJUDAR O ALUNO DISLEXICO

Autores

  • Simone Regina de Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1669

Palavras-chave:

Dislexia, Inclusão, Compreensão, Estratégias

Resumo

Este documento visa apresentar a proposta de Trabalho de Conclusão de Curso na área do ensino voltado aos alunos disléxicos. Trata de como o professor pode, através de estratégias e metodologias diferenciadas, ajudar a promover um ensino mais apropriado e significativo para este grupo de alunos, e com isso, ajudar a promover sua valorização. Uma educação inclusiva visa atender e promovera  diversidade, pois compreende que cada aluno possui habilidades únicas, que quando compartilhadas, somam e enriquecem as relações e interações entre eles, gerando uma prendizagem mais efetiva e ampla. Desta forma, a escola se torna um local seguro, que não apenas cria oportunidades para o encontro com o outro, como também modela ações de respeito e valorização às diferenças. Dentre tantas especificidades que contribuem para heterogeneidade no ambiente escolar, encontra-se a dislexia, conhecida como um transtorno de aprendizagem bastante comum por estar diretamente ligada à leitura e a escrita. É na escola, onde o aluno disléxico encontra suas maiores dificuldades, especialmente nos primeiros anos da alfabetização. O modelo de escola atual, ainda não atende efetivamente às suas necessidades. Sua metodologia, funcionamento e formas avaliativas,  voltados à memorização de conteúdos não contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem deste grupo de alunos.  Desta maneira, o professor precisa estar aberto a lidar com as diferenças, tendo o desejo de conhecer mais sobre o transtorno na busca de compreender melhor as necessidades do aluno disléxico e, a partir disto, criar ferramentas que poderão de fato, ajudá-lo em sua aprendizagem.

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Biografia Autor

Simone Regina de Silva

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Publicado

20/06/2022

Como Citar

Silva, S. R. de. (2022). DISLEXIA NO AMBIENTE ESCOLAR: COMO AJUDAR O ALUNO DISLEXICO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(1), e361669. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i1.1669