O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lenir Santos de Freitas
  • Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1785

Palavras-chave:

Uso de tecnologia digital

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as Tecnologias da Informação e Comunicação TIC’s como recursos didáticos-metodológicos de intervenção, destacando os principais desafios e possibilidades à prática do professor. Como método, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, respeitando os princípios éticos e morais que regem a investigação científica no campo das ciências humanas. Todas as obras e materiais bibliográficos coletados deixam claro a importância das TIC no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Lenir Santos de Freitas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - Uniderp (2015). Pós- Graduada lato senso em Educação Especial com Ênfase em práticas Inclusivas - Centro de Ensino Superior Dom Alberto, Neuropsicopedagogia - Centro Universitário Leonardo da Vinci e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez

Graduação em Pedagogia pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE), graduação em Letras - Inglês pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE). Pós graduação Lato Sensu leitura e produção de texto (UPE), Educação Especial Inclusiva (UNOPAR), Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFC) e Psicopedagogia Institucional Clínica e Educação Infantil (FAVENI), Mestrando em Educação - Formação de Professores pala Universidade Internacional Ibero-americana (UNIB).

Referências

BERSCH, R. Tecnologia assistiva e educação inclusiva. In: Ensaios Pedagógicos. Brasília: SEESP/MEC, p. 89-94, 2006.

GALVÃO FILHO, T. A.; DAMASCENO, L. L. Tecnologias Assistivas para Autonomia do Aluno com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Inclusão, Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (SEESP/MEC), ano 2, n. 02, 2006, p. 25-32.

HERNANDEZ, F.; SANCHO, J. M.; CARBONELL, J. Aprendendo com as inovações na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LAUAND, G. B. A. Fontes de informação sobre tecnologia assistiva para favorecer à inclusão escolar de alunos com deficiências físicas e múltiplas. Tese (Doutorado em Educação Especial) Programa de Pós-graduação em Educação Especial, UniAVrsidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2005.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A tecnologia aplicada à educação na perspectiva inclusiva. Mimeo, 2004.

SCHAFF, A. A Sociedade informática: as consequências da segunda revolução industrial. São Paulo: Brasiliense, 2017.

Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Santos de Freitas, L. ., & Pequeno Ferreira Gonzalez, M. . (2022). O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381785. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1785