A PLATAFORMA ADAPTATIVA PARA O ENSINO HÍBRIDO: UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIA EDUCACIONAL E SUA INFLUÊNCIA NA CULTURA DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1791Palavras-chave:
Plataforma adaptativa para o ensino híbridoResumo
A educação está evoluindo constantemente e junto com essa evolução temos como recurso principal as ferramentas tecnológicas. É notório que os estudantes estão modificando a forma de aprender e são até mais avançados que muitos professores no que diz respeito a novas tecnologias. Sendo assim, é indispensável que os professores e toda a rede educacional possam se valer de recursos favoráveis à educação. Pensando nisso, neste estudo será apresentada a utilização da plataforma adaptativa ao ensino, em especial o ScootPad. É necessário compreender como essa ferramenta tem alcançado um público cada vez maior no país e quais benefícios pode trazer aos educandos. Com o objetivo de demonstrar a funcionalidade desta plataforma, o presente estudo tem como ponto de partida a própria prática em um grupo de alunos do fundamental II, na cidade de Belo Horizonte – MG, Brasil. A implementação deste recurso ainda é recente, desde o início de 2022, porém os resultados poderão ser analisados no decorrer do trabalho. Para fundamentar o estudo de caso serão confrontadas a prática com o estudo dos teóricos da educação, analisando o uso da tecnologia em busca de uma melhoria no aprendizado e sua contribuição para a cultura digital.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. (2000). Informática e formação de professores. Brasília Brasil: Ministério da Educação.
BRASIL. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília BRASIL, MEC/CONSED/UNDIME.
MATTAR, J. (2010). Game em educação: Como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
MORAN, J. M. et al. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 6. ed. Campinas SP:Papirus.
MORAN, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção de mídias contemporâneas. Convergências midiáticas, educação e cidadania, Brasil: aproximações jovens, v. 2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.