EDUCAÇÃO: BREVE REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1810Palavras-chave:
Avaliação da aprendizagem. Processo histórico. Teorias e metodologia.Resumo
Este artigo faz uma reflexão sobre a avaliação do processo ensino aprendizagem no âmbito da educação formal. Nesta direção, apresenta os acontecimentos históricos que marcaram a sua trajetória, seu processo teórico e as metodologias desenvolvidas em diferentes momentos da educação. Discorre ainda sobre o rendimento escolar, elaboração de currículo e suas evoluções. Em seguida, reflexiona, de forma breve, sobre as teorias que acompanharam todo processo de ensino aprendizagem — educadores e instituições —, como também, as metodologias de ensinos desenvolvidas durante as avalições do cotidiano escolar. Utilizou-se como base as leituras das obras de teóricos como: Saul (1999), Luckesi (1994), Hoffmann (1993), entre outros; como também os estudos dos seminários temáticos desenvolvidos em sala de aula. Dessa forma, com o estudo das preposições e resultados das pesquisas bibliográficas — a partir de uma linguagem clara e objetiva —, considerou-se que o entendimento aqui exposto é de relevância para o processo de profissionalização da profissão docente, por possibilitar uma maior compreensão, contribuindo para a formação acadêmica.
Downloads
Referências
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade – Porto Alegre: Editora Mediação, 1993. 20ª Edição revista, 2003.
HOFFMAN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois / Jussara Maria Hoffmann. Porto Alegre: Mediação, 2010. (2ª Ed. Atual. Ortog.).
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação - São Paulo: Cortez, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2005.
SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafios á teoria e á prática de avaliação e reformulação de currículo 4ª edição – São Paulo, Cortez, 1999.
SAUL, Ana Maria (org). Paulo Freire e a formação de educadores. São Paulo, Editora articulação Universidade/escola, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.