A HUMANIZAÇÃO NA PEDIATRIA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICAS: UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1921Palavras-chave:
Enfermagem; Pediatria; HumanizaçãoResumo
O ambiente hospitalar pode afetar o desenvolvimento das crianças, assim, a humanização da assistência por meio das atividades lúdicas deve ser realizada, uma vez que é um recurso importante para tornar o processo de internação mais leve. Este trabalho tem como objetivo identificar as formas de ações de humanização na hospitalização pediátrica com ênfase nas atividades lúdicas. E para isso utilizou-se de revisão integrativa da literatura realizada em bases de dados eletrônicas com critérios de seleção. A seleção amostral ocorreu em 3 etapas e a análise por síntese descritiva. Os achados mostraram que a humanização da criança hospitalizada é realizada basicamente por atividades lúdicas das quais se destaca o brinquedo terapêutico. Além disso, constatou-se que a enfermeiro é o profissional de destaque na prática de humanização pediátrica, que traz muitos benefícios, porém ainda encontra desafios que precisam ser ultrapassados.
Downloads
Referências
AMARAL, L. F. P.; CALEGARI, T. Humanização da assistência de enfermagem à família na unidade de terapia intensiva pediátrica. Cogitare Enferm., v. 21, n. 3, p. 01-09, 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-2456. Acesso em: Set, 2022.
CALEFFI, C. C. F. et al. Contribuição do brinquedo terapêutico estruturado em um modelo de cuidado de enfermagem para crianças hospitalizadas. Rev Gaúcha Enferm., v. 37, n. 2, p. e58131, 2016. Disponíel em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/RyLCvmvPjsQ43GrWyTHmb3m/. Acesso em: Set, 2022.
DAL´BOSCO, E. D. et al. Humanização hospitalar na pediatria: projeto “enfermeiros da alegria”. Rev enferm UFPE on line., v. 13, n. 4, p. 1173-1178, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/236038#:~:text=Revelou%2Dse%20que%2C%20por%20meio,tamb%C3%A9m%2C%20entre%20estes%20e%20os. Acesso em: Set, 2022.
DRAGALZEW, D. C. C. et al. Assistência humanizada aos pais de crianças internadas em uti pediátrica: o estado da arte. Revista Científica FacMais, v. 11, n 4, 2017. Disponível em: https://revistacientifica.facmais.com.br/wp-content/uploads/2018/01/8-HUMANIZA%C3%87%C3%83O-NA-ASSIST%C3%8ANCIA-AOS-PAIS-DE-CRIAN%C3%87AS-INTERNADAS-NA-UTI-PEDI%C3%81TRICA-ESTUDO-DE-CASO-EM-UM-HOSPITAL-P%C3%9ABLICO-DE-AN%C3%81POLIS-GO.pdf. Acesso em Set, 2022.
ESTEVES, C. H.; ANTUNES, C; CAIRES, S. Humanização em contexto pediátrico: o papel dos palhaços na melhoria do ambiente vivido pela criança hospitalizada. Interface, v. 38, n. 51, p. 697-708, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/PjZKndSsG7yQSxNLFdH66Nq/abstract/?lang=pt. Acesso em: Agost, 2022.
FERREIRA, J. D. O. et al. Estratégias de humanização da assistência no ambiente hospitalar: uma revisão integrativa. Revista Ciência Plural, v. 7, n. 1, p. 147-163, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/23011. Acesso em: Agos, 2022.
FERREIRA, N. A. S. et al. Social representation of the hospital ludic: look of the child. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum online, v. 24, n. 2, p. 188-194, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822014000200011. Acesso em: Set, 2022.
FRANÇA, J. R. F. S. et al. Vivência de crianças com câncer sob assistência paliativa em uma casa de apoio. Rev Min Enferm., v. 21, p. e-1065, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-907939. Acesso em: Agost, 2022.
FRANZOI, M. A. H. et al. Intervenção musical como estratégia de cuidado de enfermagem a crianças com transtorno do espectro do autismo em um centro de atenção psicossocial. Texto Contexto Enfermagem, v. 25, n. 1, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167568#:~:text=A%20interven%C3%A7%C3%A3o%20musical%20tem%20sido,comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20comportamento%20%E2%80%93%20de%20forma. Acesso em: Set, 2022.
FREITAS, B. H. B. M.; VOLTANI, S. S. A. A. Brinquedo terapêutico em serviço de urgência e emergência pediátrica: revisão integrativa de literatura. Cogitare Enfermagem, v. 21, n. 1, 2016. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-761. Acesso em: Set, 2022.
FURLANETTO, P.; HAHN, G. V. Humanização do cuidado à criança hospitalizada por meio do brinquedo terapêutico. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Centro Universitário Univates, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1306/1/2016PatriciaFurlanetto.pdf. Acesso em: Set, 2022.
GONÇALVES, K.G. et al. Criança hospitalizada e equipe de enfermagem: Opinião de acompanhantes. Revista de Enfermagem UFPE online,v. 11. n.6, p.2586-2593 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/bde-32222. Acesso em: Set, 2022.
JESUS, L. C. A humanização do cuidado na unidade de terapia intensiva neonatal pelos profissionais de enfermagem. Rev. Eletrôn. Atualiza Saúde, v. 5, n. 5, p. 62-72, 2017. Disponível em: https://atualizarevista.com.br/article/humanizacao-do-cuidado-na-unidade-de-terapia-intensiva-neonatal-pelos-profissionais-de-enfermagem/. Acesso em: Agos,2022.
MARQUES, E.P. et al. Lúdico no cuidado á criança e ao adolescente com câncer: perspectivas da equipe de enfermagem.Esc Anna Nery, v.20, n.3, e20160073, 2016. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ean/a/WbpgJMTFHZHmxc7JnmXdg8p/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: Set, 2022.
MULLER, R. et al. Humanização na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica: facilidades e dificuldades da equipe de enfermagem. Research, Society and Develompment, v.10, n.16, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24189. Acesso em: Agost, 2022.
OLIVEIRA, D.S. et al. Brinquedo terapêutico e a assistência de enfermagem: revisão integrativa. Revista de Divulgação Científica Sena Aires,v.9, n.3, p.563-572. Disponível em: http://revistafacesa.senaaires.com.br/index.php/revisa/article/view/601/0. Acesso em: Agost, 2022.
PAULA, G.K de. et al. Estratégias lúdicas no cuidado de enfermagem à criança hospitalizada.Revista de enfermagem, UFPE, online, v,13, e238979, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/238979. Acesso em: Set, 2022.
RIBEIRO, J. P. et al. Confortabilidade da unidade de pediatria: perspectiva de usuários, profissionais e gestores de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 8, p. e2055, 2018.Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/2055/0. Acesso em: Agost, 2022.
RODRIGUES, F. M. et al. Hospitalização infantil: influência da brinquedoterapia e da musicoterapia na assistência à criança. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. sup. 10, p. 1123-1128, 2018. Disponível em: https://www.acervosaude.com.br/doc/REAS183.pdf. Acesso em: Set, 2022.
SANTANA, M. P. et al. A Construção de um Ambiente Lúdico e sua relação com o impacto na consulta de puericultura na unidade de saúde da família Walter Cardoso. Relato de experiência. Anais... International Nursing Congress, maio, 2017. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/cie/search. Acesso em: Ago, 2022.
JÚNIOR, R. F. S. et al. O brinquedo terapêutico como prática de enfermagem pediátrica. EFDesportes revista digital, v. 19, n. 191, 2016. Disponível em: https://efdeportes.com/efd191/o-brinquedo-terapeutico-enfermagem-pediatrica.htm#:~:text=Um%20instrumento%20que%20a%20Enfermagem,os%20seus%20sentimentos%20e%20pensamentos. Acesso em: Set,2022.
SOUZA, L.M.M. et al. Metodologia de Revisão integrativa de Literatura em Enfermagem.ResearchGate,p. 17-26, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321319742_Metodologia_de_Revisao_Integrativa_da_Literatura_em_Enfermagem. Acesso em: Agos, 2022.
VEIGA, M. A. B.; SOUSA, M. C.; PEREIRA, R. S. Enfermagem e o brinquedo terapêutico: vantagens do uso e dificuldades. Rev. Eletrôn. Atualiza Saúde, v. 3, n. 3, p. 60-66, jan./jun. 2016. Disponível em: https://atualizarevista.com.br/wp-content/uploads/2016/01/Enfermagem-e-o-brinquedo-terap%23U00eautico-vantagens-do-uso-e-dificuldades-v-3-n-3.pdf. Acesso em: Set, 2022.
WALTER, M.O. et al. O palhaço como força inspiradora no enfrentamento do processo de internação em pediatria e hebiatria. Research Society and Development, v.10, n.1,2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/11894. Acesso em: Set, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.