ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BIOLOGIA EM UM CONTEXTO PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1927

Palavras-chave:

Formação profissional

Resumo

INTRODUÇÃO: Em 30 de Janeiro de 2020 foi decretada a pandemia de COVID-19, de forma que como medida de combate ao Coronavírus, as instituições de ensino substituíram suas aulas presenciais pelo ensino remoto emergencial, entretanto, em 2021 as aulas aos poucos foram retornando ao presencial. OBJETIVO: Descrever a experiência de um licenciando em biologia no período de estágio supervisionado em um contexto pós pandêmico. MATERIAL E MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência, de caráter descritivo, realizado a partir das vivências do estagiário. O presente trabalho foi realizado por um estudante de licenciatura em Ciências Biológicas durante o seu período de estágio. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram ministradas um total de 19 aulas entre turma de segundo e terceiro ano, distribuídas entre o turno da manhã e da tarde. A principal metodologia usada eram as aulas expositivas dialogadas, de forma a estimular a participação dos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem significativa. O estagiário também desenvolvia atividades extraclasse, de forma que essas experiências foram de importante contribuição para a formação profissional do discente estagiário. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se evidente a importância que o estágio representa para o licenciando, ofertando momentos em que o estagiário pode conhecer a realidade da sala de aula, observar problemas e refletir sobre possíveis modos de mitigar estes desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Richard Tarcísio de Lima Alves

Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

 

Micaelle Thaís Barros de Sousa

Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Thiago Anderson Oliveira de Azevedo

Escola Estadual de Ensino Médio Felipe Tiago Gomes (EEEMFTG)

Lilian Arruda Ribeiro

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Universidade Federal de Campina Grande - Centro de Educação e Saúde (UFCG/CES)

Referências

DALTRO, M. R.; FARIA, A. A. Relato de Experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

DIAS, G. N.; VOGADO, G. E. R.; BARRETO, W. D. L.; JUNIOR, W. L. S.;

BARBOSA, E. S.; RODRIGUES, A. E. Retorno às aulas presenciais no sistema educacional do estado do Pará – Brasil: Obstáculos e desafios durante a epidemia de Covid-19 (Sars-CoV-2). Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 37924-37924, 2020.

GIL, R. L.; BRUM, A. A. A importância do estágio docente de biologia como fonte de mudanças. Didática Sistêmica, v. 14, n. 1, p. 113-126, 2012.

LOPES, T. O. Aula expositiva dialogada e aula simulada: comparação entre estratégias de ensino na graduação de enfermagem. Dissertação de Mestrado – Escola de Enfermagem. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. 125 p.

MEINHARD, T. S.; LIMA, R. A. O estágio supervisionado no ensino de ciências, biologia e química em escolas públicas no sul do Amazonas, Brasil. EDUCAmazônia, vol. 12, n. 1, p. 192-205, 2019.

MENEZES, J. B. F.; SILVA, H. D. A. Relevância e contribuições do estágio supervisionado para o exercício da profissão docente na percepção de licenciandos em Ciências Biológicas. Iniciação & Formação Docente, v. 5, n. 2, p. 36-49, 2018.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

OPAS - ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Histórico da pandemia de COVID-19. Brasil; 2020.

SANTANA, F. J. S. O gênero textual apresentação em PowerPoint na sala de aula: um estudo de caso. Polifonia, v. 23, n. 33, p. 203-225, 2016.

SANTANA, I. C. H.; SANTOS, F. A.; SILVEIRA, A. P. Formação inicial de professores de Biologia: o estágio supervisionado como momento de reflexão sobre a prática. Educação, Psicologia e Interfaces, v. 4, n. 2, p. 22-34, 2020.

SCHETTINO, M. E. P. G. O.; MENDES, A. N. F. Uso do Power Point como ferramenta para o desenvolvimento de jogos visando contribuir com o ensino de eletroquímica na educação básica. Brazilian Journal of Developmente, v. 7, n. 4, p. 39460-3948, 2021.

SILVA, M. C. C. L.; LIMA, R. A. Estágio supervisionado: uma oportunidade de reflexão na formação inicial de professores de biologia. Journal of Basic Education, v. 2, n. 2, p. 134-142, 2015.

SOUSA, L. M.; INDJAI, S.; MARTINS, E. S. Formação inicial de docentes de biologia: limites e possibilidades do Estágio Supervisionado no ensino médio. Revista do PEMO, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2020.

SOUZA, I. S.; FERREIRA, R. S. Algumas reflexões sobre a formação inicial do professor de matemática: vivências do estágio supervisionado. Ensino de Matemática em Debate, v. 5, n. 2, p. 127-141, 2018.

VOLKWEISS, A.; LIMA, V. M.; FERRARO, J. J. S.; RAMOS, M. G. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação por Escrito, v. 10, n. 1, p. 1-24, 2019.

Publicado

03/10/2022

Como Citar

Alves, R. T. de L., Sousa, M. T. B. de, Azevedo, T. A. O. de, & Arruda Ribeiro, L. (2022). ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE BIOLOGIA EM UM CONTEXTO PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(10), e3101927. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i10.1927