Um PROGRAMA PREVINE BRASIL, CONHECIMENTO DOS GESTORES SOBRE DASHBOARD DE MONITORAMENTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO DE GESTÃO: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2053Palavras-chave:
Conhecimento de gestão. Previne Brasil. Análise de dados em saúde.Resumo
O presente material tem como objetivo verificar qual o conhecimento dos gestores sobre indicadores de desempenho, monitoramento e avaliação do programa Previne Brasil. Com o roteiro tipo “scoping review” (estudo de escopo ou revisão de escopo), cuja construção seguirá as diretrizes da Joanne Briggs Institute (JBI) e as recomendações do checklist Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses - Extension for Scoping Review (PRISMA-ScR). Para realização deste estudo uma estratégia de busca por estudos potencialmente relevantes será desenvolvida de acordo com as seguintes etapas: identificação do tema; seleção de hipóteses; questão de pesquisa para a elaboração da revisão integrativa, por meio da estratégia PICO. A busca bibliográfica será realizada por estudos publicados e disponível nos últimos 5 anos, de 2017 a 2022. Para obtenção de artigos será utilizado a busca online, por meio das bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e PubMed. Com base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) da BIREME, por meio de três termos controladores contidos nos Descritores em Ciências da Saúde (Decs) sendo definidos: “conhecimento de gestão”, “Previne Brasil”, e “análise de dados em saúde”. Os artigos que serão selecionados mais atualizados com a temática da pesquisa, estarão disponíveis online e com textos completos, e que estejam ligados aos descritores citados, como critérios de inclusão, por meio de combinações dos Decs, utilizados: “conhecimento de gestão”, “Previne Brasil”, e “análise de dados em saúde”, utilizando-se os controladores boleanos AND.
Downloads
Referências
BITTAR, O. J. N. V. Gestão de processos e certificação para qualidade em saúde. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 45, n. 4, p.357-363, 1999.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portaria GM/MS 2.436, de 21/9/2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2017a.
BRASIL. Ministério da Saúde (MS). Portaria nº2.979 GM/MS, de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017b.
BRESSER-PEREIRA, L. C. Reforma da gestão e avanço social em uma economia semi-estagnada. RAP. Rio de Janeiro, v. 38, n. 4, pag. 543-560, Jul./Ago. 2004.
BOLLIGER, S. Inovação depois na nova gestão púbica. In: Dá pra fazer: gestão do conhecimento e inovação em governo. Org. Roberto Agune et al. São Paulo: Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, 2014.
COELHO, K T R. Avaliação da Formulação do Programa Previne Brasil: O Novo Modelo de Financiamento da Atenção Primária a Saúde. ANO. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Avaliação de Políticas Públicas) – Escola Superior do Tribunal de Contas da União, Instituto Serzedello Corrêa, Brasília DF, 2020.
HARZHEIM, E. “Previne Brasil”: bases of the Primary Health Care Reform. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 1189-1196, 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2013.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & Contexto - Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–764, 2008.
MINAYO, M. C. de S. Construção de Indicadores Qualitativos para Avaliação de Mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 33, n. 11, p.83-91, 2009.
MOHER, D. et al. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. Annals of Internal Medicine, vol. 151, n. 4, p. 264-269, 2009.
MOROSINI, M. V. G. C.; FONSECA, A. F.; BAPTISTA, T. W. de F. Previne Brasil, the Agency for the Development of Primary Healthcare, and the Services Portfolio: radicalization of privatization policy in basic healthcare?. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, 2020.
PAIVA, C. H. A.: TEIXEIRA, L. A. Reforma Sanitária e a criação do Sistema Único de Saúde: notas sobre contextos e autores. História, Ciências, Saúde, v. 21, n. 1, p.15-35, 2014.
PETERS, M. D. J. et al. Chapter 11: Scoping review (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. Joanna Briggs Institute (JBI) [Internet]. 2020.
SANTOS, A. O.; DELDUQUE, M. C.; ALVES, S. M. A. Os três poderes do Estado e o financiamento do SUS: o ano de 2015. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, n. 1, p. e00194815- e00194815, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.