DESCORTINANDO A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS E A SUA CONEXÃO COM A BNCC: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE UBATÃ-BA

Autores

  • Eliana Costa Moraes
  • Maria Eurácia Barreto de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2161

Palavras-chave:

Avaliação. BNCC. Ensino Fundamental. Práticas Pedagógicas

Resumo

No cotidiano escolar, a avaliação assume diferentes formas e, por isso, continua sendo um campo cercado por equívocos e informações truncadas. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente por se tratar de um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) até a recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo compreender as concepções e práticas de avaliação dos professores dos anos iniciais de uma Escola de Ubatã/ BA, no intuito de perceber se estas convergem ou divergem com as orientações da BNCC. Para tanto, se elegeu a metodologia de abordagem qualitativa, sendo o trabalho configurado como uma pesquisa de campo. Dessa maneira, os dados dessa pesquisa foram obtidos através de entrevista semiestruturada, relacionadas ao referencial teórico: Luckesi (2011), Hoffmann (2008), Perrenoud (1999), entre outros. Mediante os dados da pesquisa, verificou-se que os professores necessitam de formação quanto aos fundamentos da BNCC, tendo em vista, o constante aprimoramento da prática pedagógica e o alcance do aprendizado de seus alunos de forma significativa.

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Biografias do Autor

  • Eliana Costa Moraes

    Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL), especialista em Linguagens e suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), pós-graduanda do Curso de Educação e Interdisciplinaridade pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

     

  • Maria Eurácia Barreto de Andrade

    Profª Drª da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Cento de Formação de Professores (CFP). Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia e da Pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade. Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, vinculada ao Programa de Extensão Tecelendo (UFRB/CFP).

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Publicado

04/11/2022

Como Citar

DESCORTINANDO A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS E A SUA CONEXÃO COM A BNCC: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE UBATÃ-BA. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112161. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2161