DESCORTINANDO A AVALIAÇÃO NOS ANOS INICIAIS E A SUA CONEXÃO COM A BNCC: UM OLHAR SOBRE AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DE UBATÃ-BA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2161Palavras-chave:
Avaliação. BNCC. Ensino Fundamental. Práticas PedagógicasResumo
No cotidiano escolar, a avaliação assume diferentes formas e, por isso, continua sendo um campo cercado por equívocos e informações truncadas. Busca-se uma verdadeira definição para o seu significado, justamente por se tratar de um dos aspectos mais problemáticos na prática pedagógica, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) até a recente aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo compreender as concepções e práticas de avaliação dos professores dos anos iniciais de uma Escola de Ubatã/ BA, no intuito de perceber se estas convergem ou divergem com as orientações da BNCC. Para tanto, se elegeu a metodologia de abordagem qualitativa, sendo o trabalho configurado como uma pesquisa de campo. Dessa maneira, os dados dessa pesquisa foram obtidos através de entrevista semiestruturada, relacionadas ao referencial teórico: Luckesi (2011), Hoffmann (2008), Perrenoud (1999), entre outros. Mediante os dados da pesquisa, verificou-se que os professores necessitam de formação quanto aos fundamentos da BNCC, tendo em vista, o constante aprimoramento da prática pedagógica e o alcance do aprendizado de seus alunos de forma significativa.
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