MANUAL EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS ATORES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2257

Palavras-chave:

Manual Educativo; Tecnologia em Saúde; Educação em Saúde.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a construção de protocolo de revisão de escopo visando mapear evidências científicas na literatura sobre a utilização de manual educativo na facilitação da comunicação nos serviços de saúde. Se apresenta na forma de protocolo de pesquisa embasado em recomendações do JBI manual for evidence synthesis, do Joanna Briggs Institute, também seguindo o PRISMA- ScR (Preferred Reporting Items for Meta-Analyses- Extension for Scoping Reviews). A busca, junto da coleta de dados, será efetivada baseada nos DeCS/MeSH (Descritores em Ciências da Saúde, Medical Subject Headings). De antemão, a revisão será registrada na plataforma Open Science Framework (OSF). Como critérios de inclusão, serão consideradas produções científicas publicadas que tenham: existência de evidências científicas (problema), uso de manual educativo (variáveis do estudo), e facilita a comunicação (resultados alcançados). Serão consideradas fontes as seguintes bases de dados: Medline, Lilacs, Scielo. A etapa de síntese e posterior discussão dos resultados será empreendida aplicando a técnica de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Onete Alves de Abreu

    Universidade Estadual do Ceará

Referências

Zombini EV, Pelicioni MCF. Estratégias para a avaliação de um material educativo em saúde ocular. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano 2011; 21(1): 51-58. DOI: 10.7322/jhgd.19995

Pena FPS. Dona Bete e sua turma de remédios: relato de experiência da utilização de manual educativo [trabalho de conclusão de curso]. Macapá: Universidade Federal de Santa Catarina; 2014.

Echer IC. Elaboração de manuais de orientação para o cuidado em saúde. Revista Latino-Americana de Enfermagem 2005; 13(5): 754-757. https://doi.org/10.1590/S0104-116920050005000224. Teles LMR, Oliveira AS, Campos FC, Lima TM, Costa CC, Gomes LFS, et al. Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto. Revista da Escola de Enfermagem da USP 2014; 48(6): 977-984. https://doi.org/10.1590/S0080-623420140000700003

Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): Checklist and Explanation. Annals of Internal Medicine, Philadelphia, 2018; 169(7):467-473. https://doi.org/10.7326/M18-0850

Peters MD, Godfrey CM, Khalil H, McInerney P, Parker D, Soares CB. Guidance for conducting systematic scoping reviews. Int J Evid Based Healthc. 2015; 13(3): 141-146. doi: 10.1097/XEB.0000000000000050.

Araújo WCO. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. Conv, Ciênc. Inform. 2020; 3(2):100-134. DOI: https://doi.org/10.33467/conci.v3i2.13447

Page M J, McKenzie J E, Bossuyt P M, Boutron I, Hoffmann T C, Mulrow C D et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews BMJ 2021; 372(71): 1-9. doi:10.1136/bmj.n71

Publicado

11/11/2022

Como Citar

MANUAL EDUCATIVO COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS ATORES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: PROTOCOLO DE REVISÃO DE ESCOPO. (2022). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112257. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2257