A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO TEMA “PROCESSO ADMINISTRATIVO DE APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE” EM CURSOS INTERNOS DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2276Palavras-chave:
Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade. Licitações. Contratos. Cursos. Polícia Militar do ParanáResumo
O presente artigo tem como objeto de análise a inclusão do tema “Processos Administrativos de Apuração de Responsabilidade” – processo administrativo sancionador que visa apurar as irregularidades cometidas por Pessoas Jurídicas em desfavor da Administração Pública durante o processo licitatório ou durante a execução contratual – em cursos internos da Polícia Militar do Paraná, sobretudo no Curso de Formação de Oficiais. Tal proposta visa difundir o tema, pouco conhecido até então, no âmbito da Corporação, qualificando os militares estaduais nomeados como Membros e Presidentes de Comissões Processantes dos referidos Processos, evitando-se incorreções que possam levar à nulidade destes, e, por consequência, mácula à Corporação e prejuízo à Administração Pública. A metodologia empregada embasou-se em elementos bibliográficos e estatísticos, obtendo-se resultados que comprovam a crescente relevância do tema e nomeação de Oficiais Subalternos em funções essenciais ao desenvolvimento dos trabalhos. Diante do estudo, conclui-se essencial a inclusão do Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade como disciplina autônoma do 3º ano do Curso de Formação de Oficiais, apresentando-se proposta de Plano de Disciplina para tal, bem como a criação de Curso de Capacitação, na plataforma de Ensino à Distância da PMPR, visando qualificar os demais militares estaduais nomeados como Membros de Comissões Processantes.
Downloads
Referências
BACELLAR FILHO, Romeu Felipe. O direito fundamental à presunção de inocência no processo administrativo disciplinar. A&C Revista de Direito Administrativo & Constitucional. ano 3, n. 11, jan./mar. 2003. Belo Horizonte: Fórum, 2003.
_______. Processo Administrativo Disciplinar. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
CARVALHO, Carliane de Oliveira. O processo enquanto procedimento em contraditório e o acesso à justiça. 2014. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=db4195f88b8dae85. Acesso em: 27 set. 22.
Da silva, Leandro Edvino Berwing. Processo Administrativo Disciplinar na PMPR – Considerações pontuais e recursos. Curitiba: AVM, 2011.
FILÓ, Mauricio da Cunha Savino; MAY, Yduan de Oliveira. Os princípios do contraditório e da ampla defesa como instrumentos históricos garantidores da eficácia e legitimidade do processo administrativo disciplinar. In: Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, v. 16, n. 2, p. 149-164, 20 dez. 2015.
HACHEM, Daniel Wunder. Tutela administrativa efetiva dos direitos fundamentais sociais: por uma implementação espontânea, integral e igualitária. 614f. Tese (Doutorado em Direito) - Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2014.
HARGER, Marcelo. Processo administrativo: aspectos gerais. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/145/edicao-1/processo-administrativo:-aspectos-gerais. Acesso em: 27 set. 22.
SUNDFELD, Carlos Ari. Processo e Procedimento Administrativo no Brasil. In SUNDFELD, Carlos Ari e MUÑOZ, Guillermo Andrés (coord). São Paulo: Malheiros, 2006, p. 17-36.
_______. Licitação e Contrato Administrativo. São Paulo: Malheiros, 1994.
MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. São Paulo: 2015.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 36 ed. São Paulo: Malheiros, 2010.
MOREIRA, Egon Bockmann. Processo Administrativo. São Paulo: Malheiros, 2000.
PARANÁ. Manual de Processo Administrativo de Apuração de Responsabilidade – PAAR. https://www.seti.pr.gov.br/Pagina/Manual-de-Processo-Administrativo-de-Apuracao-de-Responsabilidade-PAAR. Acesso em 30 out. 22.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.