QUAIS AS RAZÕES LEVAM O ALUNO A EVADIR DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚLICO NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2500Palavras-chave:
Evasão escolar, Ensino superiorResumo
Contextualização: O desenvolvimento de uma sociedade tem relação direta com a permanência e êxito do estudante na escola. A evasão escolar é um fenômeno que atinge diretamente as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, e causam diversos prejuízos, tanto acadêmicos quanto econômicos e sociais. Objetivo: Este artigo tem como objetivo, identificar e analisar a evasão dos estudantes de uma instituição pública de ensino superior (IES) na área de ciências exatas, localizada no interior do Estado de São Paulo - Brasil, no 2º. semestre de 2022. Além disso, utilizando ferramentas básicas de qualidade, identificar os fatores que influenciam a evasão e, também, avançar com sugestões de estratégias para minimizar este fenômeno. Método: Utilização de uma pesquisa bibliográfica exploratória para entender as razões da evasão dos cursos superiores pela literatura e um estudo de caso, desenvolvido durante um treinamento das ferramentas básicas da qualidade para alunos de um curso superior de ciências exatas. Resultados esperados: Com este estudo, foi observado que os fatores psicológicos e sociológicos foram os maiores influenciadores na causa da evasão e que as ferramentas de qualidade são bons recursos para o estudo de evasão nas IES.
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