LETÍCIA: UM CHATBOT PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL COM A SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2563Palavras-chave:
Chatbot, Atendente virtualResumo
Devido à pandemia causada pelo coronavírus, inúmeros desafios surgiram para a educação no Brasil. Estudos demonstram problemas pedagógicos, psicológicos e financeiros no âmbito da educação. Além dos impactos causados, cortes orçamentários vêm dificultando o andamento das atividades educacionais no nosso país. Para contornar ou amenizar tais problemas supracitados, cada vez mais é utilizada a tecnologia. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é demonstrar a construção de um chatbot, Letícia, responsável por tirar dúvidas dos estudantes, dos familiares e dos servidores a respeito de uma Instituição Federal de Ensino localizada na Paraíba. O chatbot foi desenvolvido por alunos do ensino técnico-integrado de informática, apoiados pelas ferramentas Dialogflow e Telegram durante a construção. Como resultado, é demonstrada a viabilidade do atendimento virtual e a evolução da acurácia à medida que o software é utilizado. No último mês de aferição, o atendente obteve uma acurácia de 96% no tratamento das requisições. Em relação às limitações e aos trabalhos futuros, a equipe sugere a utilização das funcionalidades fulfillment e possibilidade do processamento via áudio.
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