PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ESTRESSE PERCEBIDO: COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2649

Palavras-chave:

Estresse ocupacional. Docentes. Satisfação no emprego.

Resumo

No âmbito educacional, as demandas de trabalho a que professores universitários são submetidos diariamente tornam-se fatores propensos a desencadear alterações comportamentais de cunho psicofisiológicas. Nessa perspectiva, o estresse pode ser um dos eventos que mais desencadeiam comportamentos de riscos e o ambiente de trabalho, ocasionalmente, torna-se o principal fator envolvido no surgimento de desequilíbrios comportamentais que impactam diretamente a produtividade, a efetividade e a vida profissional. O objetivo deste estudo foi correlacionar o estresse percebido com comportamentos relacionados à saúde e condições de trabalho de professores universitários. Trata-se de um estudo observacional transversal, descritivo, de abordagem quantitativa, constituída por 45 professores dos cursos de ensino superior de uma universidade privada em São Luís do Maranhão. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com dados sociodemográficos e a Escala Estresse Percebido (PSS 10). Os resultados apontaram que o estresse percebido foi maior nas mulheres do que nos homens e ainda, que se relaciona significativamente e positivamente com a satisfação no trabalho, pois quanto maior percepção de estresse, maior a insatisfação no trabalho. Ou o contrário, quanto menor a satisfação, mais estresse percebido. Desse modo, o ambiente de trabalho influencia diretamente no ensino e na qualidade de vida dos professores quando não está associado com a insatisfação destes. Logo, resultados sugerem a implementação de programas e ações para proporcionar um ambiente de trabalho menos estressante, especialmente para as mulheres, como forma de prevenir o adoecimento mental dos docentes.

 

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Biografias Autor

Aldenir Silva Martins, Universidade CEUMA

Graduado em Enfermagem da Universidade Ceuma –UNICEUMA, Brasil.

Mirella Maria Moreira Silva Monteiro, Universidade CEUMA

Graduada em Enfermagem da Universidade Ceuma –UNICEUMA, Brasil.

Radijames de Jesus Silva Ribeiro, Universidade CEUMA

Graduada em Enfermagem da Universidade Ceuma –UNICEUMA, Brasil.

Nailde Melo Santos, Universidade CEUMA

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Caroline Valichelli Matos Martinelli, Universidade CEUMA

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Renato Douglas e Silva Souza, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Elaine Cristina Silva Miranda Fernandes, Universidade CEUMA

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão, Universidade CEUMA

Orientadora e Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma-UNICEUMA-Brasil.

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Publicado

03/02/2023

Como Citar

Silva Martins, A. ., Moreira Silva Monteiro, M. M., de Jesus Silva Ribeiro, R. ., Melo Santos, N., Valichelli Matos Martinelli, C. ., e Silva Souza, R. D. ., … Fonseca Coelho Galvão, A. P. (2023). PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ESTRESSE PERCEBIDO: COMPORTAMENTOS RELACIONADOS À SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422649. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2649