CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: LEVANTAMENTO DA FAUNA EM UMA ÁREA DE CERRADO NO MUNICÍPIO DE JOÃO PINHEIRO- MG, COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.275Palavras-chave:
fauna;, Conservação, Biodiversidade, pesquisaResumo
O levantamento de fauna é a utilização de técnicas para a análise das espécies de animais que compõem a biodiversidade de uma determinada área em certo período; e atua como mecanismo direto e com subsídios para sua conservação. Tais levantamentos são de grande importância para programas de conservação de fauna, e para processos de educação ambiental (EA). Para tanto, objetivou-se realizar um levantamento da fauna através de métodos primários e secundários em uma área de Vereda no município de João Pinheiro (MG), nas coordenadas (17° 45’23.89’’S 46°13’14.10’’O), e ainda apresentar os dados verificando sua importância para o Tema Transversal “Educação Ambiental”; e, verificando como tal assunto está apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada foi o levantamento de fauna através do método de Avaliação Ecológica Rápida (AER), com as câmeras (armadilhas fotográficas Bushnell ®), visualização direta, indireta e informações. Foram escolhidos 03 pontos onde foram instaladas as câmeras entre os dias 14/08 à 11/09/2020, ficando as mesmas expostas por 26 dias. Registraram-se 10 espécies na área durante o tempo de pesquisa; destas, 04 (quatro) encontram-se em vulneráveis a extinção (VU) de acordo com o Livro Vermelho das espécies ameaçadas de extinção e o (IUCN). Percebe-se que o levantamento de fauna a nível regional é de grande importância para processos de Educação Ambiental, bem como para conservação da fauna. O tema encontra-se inserido dentro dos temas transversais e dentro da BNCC na área temática meio ambiente, porém apenas como poucas orientações dentro das habilidades e competências.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.