DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS FRENTE AO PROCESSO DE EVASÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.278Palavras-chave:
Evasão escolar, EJA, ProfessorResumo
A História da Educação de Jovens e Adultos no contexto brasileiro é caracterizada por vários elementos fortemente relacionados a fatores sociais, econômicos, ideológicos e culturais que possuem suas raízes desde a colonização do Brasil e marcada por distintas políticas impostas pelos interesses da elite. Assim, o presente estudo tem por objetivo identificar as causas e consequências relativas à evasão escolar e os benefícios da permanência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no contexto escolar, assim como analisar as possíveis dificuldades que acometem os alunos dessa modalidade de ensino. A fim de fundamentar a pesquisa, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com corte temporal de estudos de 2008 a 2020, embasada nos estudos de Ribeiro (2010), Oliveira (2015), Fernandes; Oliveira (2020), e outros que norteiam essa modalidade de ensino. A pesquisa ainda buscou entender de que forma o professor da Educação de Jovens e Adultos pode relacionar os conteúdos escolares com a vivência do aluno com objetivos mais específicos à sua realidade. Assim, espera-se que por meio da presente pesquisa se possa perceber os reais entraves que impossibilitam o desenvolvimento harmônico da Educação de Jovens e Adultos, a obtenção de dados que fomentem os obstáculos enfrentados pelos alunos dessa modalidade e evidenciar a relevância do papel do professor como forma de levar o aluno ao êxito escolar.
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