O USO DO LÚDICO NO ENSINO DAS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2780Palavras-chave:
Matemática. Lúdico. Metodologia de ensino. Importância. Incentivo. AprendizagemResumo
O presente estudo aborda sobre o tema do uso do lúdico no ensino das operações matemáticas. Dessa forma, pretende responder ao questionamento inicial: Qual a importância e a contribuição do lúdico no processo de desenvolvimento de habilidades e competências na matemática? Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir a proposta da utilização dos recursos lúdicos no ensino das operações matemáticas. Dessa forma, buscou-se analisar o ensino da matemática atual e verificar sua importância para o cotidiano dos alunos. O presente estudo também buscou esclarecer o processo e métodos de ensino de matemática, relatar como encontrar a metodologia atual, o papel dos professores para ensinar a matemática, quais métodos de ensino e aprendizagem e as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de elaboração de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, como busca realizada nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico através de artigos indexados, bem como a utilização de literaturas impressas que abordaram sobre a temática. Diante de todo o conteúdo que vem sendo divulgado, percebe-se que a matemática é um tema de discussão entre alunos, professores e equipes docentes, gerando divergências de opinião, tornando-se, portanto, uma ferramenta de busca para aprimorar o ensino dessas disciplinas. Portanto, a matemática está presente em todas as atividades do dia-a-dia, o que concerne fundamental importância na sua aprendizagem e na metodologia utilizada para incentivar, motivar e conscientizar o aluno sobre essa importância.
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