O MAPA MENTAL COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE PROFESSORES SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i4.284Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Aperfeiçoamento de Professores, Apoio PedagógicoResumo
Este trabalho descreve o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar os mapas mentais como instrumento de análise da compreensão de professores sobre interdisciplinaridade após a participação de uma oficina envolvendo projetos interdisciplinares em Educação Ambiental. A oficina foi desenvolvida durante as reuniões de Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e contou com onze encontros. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e como procedimento metodológico a pesquisa-ação. Participaram dessa oficina 15 professores das diversas áreas do conhecimento de uma escola estadual no interior de São Paulo. Os mapas mentais foram analisados a partir dos critérios propostos por Buzan (2019). Nesse trabalho apresentamos a análise de quatro mapas mentais envolvendo a interdisciplinaridade, projetos interdisciplinares e projetos interdisciplinares em educação ambiental. Os resultados observados evidenciaram que eles podem não só serem utilizados para a análise de compreensão de um determinado tema, no nosso caso, a interdisciplinaridade e os projetos interdisciplinares na educação ambiental, mas também a sua construção proporcionou uma nova ferramenta para os professores utilizarem em suas aulas ou mesmo para estudarem, uma vez que para sua construção retiraram do texto as ideias principais e as colocaram na forma de palavras chave, desenvolvendo assim, a habilidade de abstração e auxiliou na visão sistêmica da interdisciplinaridade.
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