TEORIA DA COMPLEXIDADE E TEORIA DO CAOS - DEFINIÇÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2872

Palavras-chave:

Complexidade, Teoria do Caos, Definições

Resumo

Ao se analisar a teoria da complexidade é fundamental distingui-la da teoria do caos. Esta última tem por base a noção de atrator que emerge no berço clássico da Física e do determinismo filosófico. De acordo com Bauer (1999), durante a Idade Média, as concepções de mundo predominantes excluíam a noção de mudança, sendo que as sociedades eram tidas como estáticas e invariantes do longo do tempo. A partir daí, o advento da mudança na sociedade, em termos econômicos, sociais, políticos, culturais, científicos e tecnológicos, demandou a construção de novas percepções de mundo que pudessem explicar a origem e as motivações dessas mudanças. Assim, a Física, por intermédio do desenvolvimento da termodinâmica, incluindo o desenvolvimento de outros conceitos de linguagem matemática, como espaço, trajetória, forças expressas por vetores, atratores estáticos e atratores periódicos, a mudança pôde ser descrita, mensurada modelada e, mais importante, prevista em termos de suas causas e efeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Adelcio Machado dos Santos

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento (UFSC). Docente, pesquisador e orientador nos Programas de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Desenvolvimento e Sociedade e em Educação da Uniarp - Universidade Alto do Vale do Rio do Peixe.

Referências

BAUER, R. Gestão da mudança. 1. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999

CARNEIRO, M. O.. Reações oscilantes e a entropia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Química) – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil, 2019.

CARVALHO, R. C. A teoria da complexidade como referencial epistemológico na pesquisa em Política Educacional no Brasil: análise sobre o estado atual e seu potencial interpretativo para os estudos do campo. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019.

CARVALHO, H. R.; NASCIMENTO, L. A. Copérnico e a Teoria Heliocêntrica: Contextualizando os Fatos, Apresentando as Controvérsias e Implicações para o Ensino de Ciências. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 27, p. 7-34, 2019. Disponível em: https://www.relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/362. Acesso em: 19 fev. 2023.

CARVALHO, R. C.; FÁVERO, A. A. A pesquisa em Política Educacional e a teoria da complexidade no Brasil (2014-2018). Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 5, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/retepe/article/view/16733. Acesso em: 19 fev. 2023.

COQUI, A. D.; COQUI NETO, B. E.; SANTOS, D. M. A. A. P. Teoria do caos e a não linearidade no contexto da pandemia diante da sensibilidade as ações humanas: uma reflexão sobre as mudanças educacionais. Revista Amor Mundi, v. 2, n. 3, p. 25-40, 2021. Disponível em: https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/87. Acesso em: 19 fev. 2023.

GLEISER M. O fim da terra e do céu: o apocalipse na ciência e na religião. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

HOFFMANN, J.; MAXIMO, C. E. A Educação Popular em Saúde como dispositivo transformador das práticas de produção da saúde no município de Itajaí–SC. Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 14, n. 1, p. 1-14, 2019.

JAPIASSÚ, H; MARCONDES, D. Dicionário básico da filosofia. 3. ed. re. e amp. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

LISBOA, I. V. P.; SARAIVA, J. A. A crônica e a representação do fato: o acontecimento cotidiano como construção social. Revista Desenredo, v. 17, n. 2, p. 471-487. 2001. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/11336/114116035. Acesso em: 19 fev. 2023.

KON, A. Economia política das startups brasileiras: nova ordem em um cenário de turbulências. Brazilian Journal of Political Economy, v. 41, p. 611-632, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rep/a/q5PW6p6Dc8kB3BS7TPP6pRR/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2023.

LIMA, A. M. F. D.; SANTOS, J. A. S.; PÓVOA, L. G. S.; PINHO, M. J. Identidade docente: Da subjetividade à complexidade. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 33078-33092, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10945. Acesso em: 19 fev. 2023.

MARINHO, L. L.; CAMPOS, J. G.; BRAGA, M. B. P.; ADÃO NETO, M. M. Caos em circuitos elétricos: uma abordagem inicial. Revista do Professor de Física, v. 6, n. 1, p. 46-68, 2022.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 8. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2003.

OTTONICAR, S. L. M.; NASCIMENTO, N. M.; BASSETTO, C. L. O comportamento informacional e a competência em informação: uma abordagem para geração de inovação em micro e pequenas empresas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 23, n. 52, p. 18-33, 2018. Disponível em:

https://www.redalyc.org/journal/147/14762411002/14762411002.pdf. Acesso em: 19 fev. 2023.

RODRIGUES, D. Fundamentalismo, complexidade e inclusão. Contributos para uma educação inclusiva. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, n. esp. p. 215-227, 2020.

SANTOS, D. M. A. A. P. Teoria do caos e a não linearidade no contexto da pandemia diante da sensibilidade as ações humanas: uma reflexão sobre as mudanças educacionais. Conexão Com Ciência, v. 1, n. 3, e5336, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5336/4988. Acesso em: 19 fev. 2023.

SADEGHIJAM, M;. MOOSSAVI, A.; AKBARI, M. O zumbido leva ao caos? Braz. torhinolaryngol, n. 87, v. 2, p. 125-126, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bjorl/a/qzt8MxMYkzGHBfJHbbKfmvJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 fev. 2023.

SOUZA, D. S. C.; SILVA, B. V. C. Uma UEPS para discussão de conteúdos metacientífícos da termodinâmica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 17, n. 3, p. 153-183, 2022. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1078. Acesso em: 19 fev. 2023.

Publicado

21/03/2023

Como Citar

Machado dos Santos, A. (2023). TEORIA DA COMPLEXIDADE E TEORIA DO CAOS - DEFINIÇÕES NECESSÁRIAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432872. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2872