CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3038Palavras-chave:
EAD, Ensino, Escola, DesignResumo
Compreendendo-se a importância e a necessidade do padrão de Ensino Superior a Distância, o conhecido EAD, que teve um aumento claro de procura, como também a indigência de se acabar com a diferenciação dentre o ensino presencial e o já citado ensino à distância, salienta-se aqui a contribuição do Design Instrucional para a Aprendizagem Autogerida em cursos de EAD. Com isso, mostra-se claro que muitos olhares se concentram nos feitios que agenciam o abarcamento de novos níveis de qualidade, para cursos superiores que são ministrados por tal modalidade. Pensando neste panorama, este artigo apresenta, como seu grande desígnio, levantar uma breve reflexão acerca do design instrucional na aprendizagem autogerida em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, salientando, para tanto, seus fatores epistemológicos, tecnológicos e metodológicos. Com isso, ou seja, com a concepção de tal padrão de aprendizagem, sugere-se que haja uma melhor preparação ou um vasto aprimoramento nestes Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os quais considerem tais pilares como sendo hoje a base para sua sustentação da aprendizagem a distância, compreendendo-se, assim, a importância de se trabalhar juntamente no meio educacional com a aprendizagem autogerida e o aporte do design instrucional. Esta discussão pode ser concretizada a partir do momento em que se optou por fazer uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual contribuirá para a coleta de dados teóricos, que serão base deste estudo.
Downloads
Referências
Assmann, H. (2000). A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15.
Lévy, P. (1998). Educação e cybercultura. Disponível em . Acesso em: 01 de fev. 2023.
Maciel, I. M. (2002). Educação a distância. Ambiente virtual: construindo significados. Boletim Informativo do Senac, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3.
Romiszowski, A.J. (1999). Designing Instructional Systems: Decision making in course planning and curriculum design. London: Kogan Page.
Smith, P.L., & Ragan, T.J. (1999). Instructional design. (2nd ed.). Toronto: John Wiley & Sons.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.