CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Silvania Maria Roque
  • Celiney Tavares Santos
  • Ellen Cristina Boaratti Santiago

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3038

Palavras-chave:

EAD, Ensino, Escola, Design

Resumo

Compreendendo-se a importância e a necessidade do padrão de Ensino Superior a Distância, o conhecido EAD, que teve um aumento claro de procura, como também a indigência de se acabar com a diferenciação dentre o ensino presencial e o já citado ensino à distância, salienta-se aqui a contribuição do Design Instrucional para a Aprendizagem Autogerida em cursos de EAD. Com isso, mostra-se claro que muitos olhares se concentram nos feitios que agenciam o abarcamento de novos níveis de qualidade, para cursos superiores que são ministrados por tal modalidade. Pensando neste panorama, este artigo apresenta, como seu grande desígnio, levantar uma breve reflexão acerca do design instrucional na aprendizagem autogerida em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, salientando, para tanto, seus fatores epistemológicos, tecnológicos e metodológicos. Com isso, ou seja, com a concepção de tal padrão de aprendizagem, sugere-se que haja uma melhor preparação ou um vasto aprimoramento nestes Ambientes Virtuais de Aprendizagem, os quais considerem tais pilares como sendo hoje a base para sua sustentação da aprendizagem a distância, compreendendo-se, assim, a importância de se trabalhar juntamente no meio educacional com a aprendizagem autogerida e o aporte do design instrucional. Esta discussão pode ser concretizada a partir do momento em que se optou por fazer uma pesquisa de cunho bibliográfico, a qual contribuirá para a coleta de dados teóricos, que serão base deste estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Celiney Tavares Santos

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Licenciatura em História - Faculdades de Ciências da Bahia, especialista em Psicopedagogia Organizacional e especialista Gestão da Administração em Educação. Professora do Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI e mestranda em Educação - Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha. 

  • Ellen Cristina Boaratti Santiago

    Graduação em Direito pela Faculdades Integradas de Guarulhos. Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Nove de Julho. Pós graduada em Aspectos Psicobiológicos da Saúde do Trabalhador na Área de Transportes (UNIFESP), Engenharia de Segurança do Trabalho (UNINOVE) e Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias (UNIVESP). Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Referências

Assmann, H. (2000). A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15.

Lévy, P. (1998). Educação e cybercultura. Disponível em . Acesso em: 01 de fev. 2023.

Maciel, I. M. (2002). Educação a distância. Ambiente virtual: construindo significados. Boletim Informativo do Senac, Rio de Janeiro, v. 28, n. 3.

Romiszowski, A.J. (1999). Designing Instructional Systems: Decision making in course planning and curriculum design. London: Kogan Page.

Smith, P.L., & Ragan, T.J. (1999). Instructional design. (2nd ed.). Toronto: John Wiley & Sons.

Publicado

17/04/2023

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA A APRENDIZAGEM AUTOGERIDA EM CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443038. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3038