TAXIONOMIA DE BLOOM APLICADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Joelden Roberto Alves da Rocha
  • Sonia Lopes dos Santos
  • Fernanda Louzada Lence

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3039

Palavras-chave:

Taxionomia , Bloom, Pedagogia

Resumo

Este artigo envolve um estudo bibliográfico e qualitativo da taxonomia de Bloom, referindo-se a uma investigação de natureza fundamental. Existem várias ferramentas que facilitam a análise e avaliação das várias etapas do processo de planejamento escolar com o objetivo de fornecer algum suporte para o planejamento instrucional. A taxonomia de Bloom pode ser vista como uma delas, pois um de seus objetivos é auxiliar no planejamento educacional, vinculando a aprendizagem ao desenvolvimento cognitivo, incluindo a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes, para facilitar o processo de ensino. Além disso, pode-se determinar que a taxonomia de Bloom pode ser aplicada a outras áreas da sociedade, uma das quais é o ambiente organizacional. Portanto, este estudo visa introduzir os conceitos da taxonomia de Bloom e relacioná-los com a capitalização do conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Joelden Roberto Alves da Rocha

    Graduado em Administração pela UFPA. Licenciado em Pedagogia pela Uniasselvi. Pós graduado em Cidades e Administração Pública – UNINTER e Ouvidoria Pública - OEI / CGU. Mestrando em Educação Formação de Professores pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Sonia Lopes dos Santos

    Graduada em Letras. Pós graduada em Formação de Educadores em Educação e Desenvolvimento Rural, Educação, Diversidade e Cultural Indígena e Ética, Educação e Direitos Humanos. Mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Fernanda Louzada Lence

    Graduada em Matemática. Pós graduada em Educação Popular e Movimentos Sociais. Mestre em Educação - Formação de Professores, pela UNIB – PORTO RICO.

Referências

BARBOSA, R. C. Objeto de Aprendizagem e o Estudo de Gramática: uma perspectiva de aprendizagem significativa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

BRANCO, V. R. C. Aprendizagem Organizacional: da pedagogia à estratégia de recursos humanos. São Paulo: Livro novo, 2008.

FERRAZ, A. P. C. M., & BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para a definição de objetivos instrucionais. São Carlos: UFSCAR, 2010.

FILHO, A. B. C., & Loder, L. L. Do Empreender Necessário à Necessidade de Formar para Empreender. Florianópolis: UFSC, 2017.

FILION, L. L. Visão e Relações: elementos para um metamodelo empreendedor. São Paulo: Cortez, 1993.

LACERDA, A. C. R. Efeitos da Capacidade de Absorção do Conhecimento Individual no Domínio de Aprendizagem com Base na Taxonomia de Bloom. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração de Projetos: como transformar ideias em resultados. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

SANTOS, V. G. C. Efeitos da Capacidade de Absorção na Orientação Acadêmica Mediado pelo Domínio de Aprendizagem, de Acordo com a Taxonomia de Bloom. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2017.

Publicado

17/04/2023

Como Citar

TAXIONOMIA DE BLOOM APLICADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443039. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3039