BIG DATA E SEU SIGNIFICADO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • Jussara Goes da Silva
  • Cacilda Pereira da Silva Alves

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3048

Palavras-chave:

Big Data, Educação, Ensino

Resumo

As TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação, atualmente, passaram a ser vastamente aproveitadas como padrão de plataformas de base ao tão discutido e necessário método de ensino e de aprendizagem. Neste panorama, sabe-se que uma vasta quantidade de dados acerca deste método pode ser produzida de forma automática, como também armazenada para fins de estudos e análise. Tendo em vista que tais dados podem ser vistos como sendo de grande volume, um método que nasce como adequado para análise de dados é a denominada Big Data, especialmente quando voltada para o meio educacional. Neste estudo, apresenta-se o conceito de Big Data, dando-se destaque em seu aproveitamento nos métodos de ensino e de aprendizagem, sendo, para tanto, apresentados tanto os seus benefícios, quanto seus usos atuais e ainda os desafios que envolvem a sua prática no panorama educacional. Desta forma, busca-se anunciar uma tendência que torna possível principiar futuras altercações acerca do aproveitamento da técnica da Big Data como base ao avanço do método de ensino e de aprendizagem no Brasil.

 

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Silvania Maria Roque

    Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

  • Jussara Goes da Silva

    Graduação em Letras Português/Inglês, na Faculdade de Formação de Professores de Penedo (FFPP) AL. Especialização em Didático do Ensino Superior. Mestranda em Educação-Especialização TICs na Educação na Universidade Internacional Iberoamericana - Unini México (UNINI - MX).

  • Cacilda Pereira da Silva Alves

    Técnica Contábil pelo Centro Educacional Santo Antônio das Queimadas – Queimadas Bahia. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC. Programa Especial de Formação Docente (PRODOCENTE) – Complementação pedagógica em Matemática e mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlantico – Espanha.

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Publicado

17/04/2023

Como Citar

BIG DATA E SEU SIGNIFICADO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443048. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3048