GAMIFICAR: A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lenir Santos de Freitas
  • Jose Evangelista da Silva
  • Sigla Santos Dias
  • Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3053

Palavras-chave:

Gamificar, Ensino, Ambiente

Resumo

Cada vez mais os recursos digitais são encarados como ferramentas de trabalho e de crescimento pessoal e profissional. Faz-se necessário que a escola e o professor estejam preparados para enfrentar esses novos desafios. Ensinar já não diz respeito apenas a ensinar a ler e escrever, apenas ao lápis, quadro e giz, ao espaço da sala de aula. É importante compreender que a educação precisa se adaptar à nova realidade e cabe ao professor preparar para esta nova realidade, se tornando o grande protagonista desta nova Era Tecnológica. Os novos recursos tecnológicos, usados pedagogicamente pelos docentes, irão contribuir eficazmente para uma aprendizagem inovadora. No entanto, se faz necessário avaliar sobre o contexto no qual o professor está inserido, suas dificuldades e sobre sua prática pedagógica e sua capacidade de se adaptar ao papel de mediador de conteúdos aliados ao uso da tecnologia. Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a comunidade em que a escola está inserida, pois o impacto de uma educação digital precisa ir além de aprender a manusear aparelhos digitais. É essencial que se configure uma educação problematizadora, que vá além dos muros da escola. O professor precisa, através do uso das novas tecnologias, preparar o aluno para ler o mundo e lhe fornecer ferramentas para ser o autor da história de sua vida e de ser um cidadão capaz de agir eticamente para transformar o mundo num lugar melhor para se viver.

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Lenir Santos de Freitas

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Anhanguera - Uniderp. Pós-Graduada lato senso em Educação Especial com Ênfase em práticas Inclusivas - Centro de Ensino Superior Dom Alberto, Neuropsicopedagogia - Centro Universitário Leonardo da Vinci e mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

  • Jose Evangelista da Silva

    Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UFPE), graduação em bacharelado em Geografia (UFPE), Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias (FABEJA), graduação em Pedagogia FUNESO), Especialização em Gestão Escolar(FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS), Mestrando em Educação Uneatlantico - Espanha.

  • Sigla Santos Dias

    Graduada em Pedagogia - Universidade Estadual Vale do Acaraú - (UVA). Letras Português/Espanhol - Universidade Tiradentes. Pós Graduação em Formação Socioeconômica do Brasil - Universidade Salgado Filho e mestranda em Educação Especialização em TICs pela UNIB – Porto Rico.

  • Marineide Pequeno Ferreira Gonzalez

    Graduação em Pedagogia pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE), graduação em Letras - Inglês pela faculdade Universidade de Pernambuco (UPE). Pós graduação Lato Sensu leitura e produção de texto (UPE), Educação Especial Inclusiva (UNOPAR), Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE (UFC) e Psicopedagogia Institucional Clínica e Educação Infantil (FAVENI), Mestrando em Educação - Formação de Professores pala Universidade Internacional Ibero-americana (UNIB).

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

GAMIFICAR: A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE ENSINO E APRENDIZAGEM. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443053. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3053