A DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3075

Palavras-chave:

Cálculo diferencial e integral, Ensino

Resumo

Este trabalho é um artigo que trata da influência do Pensamento Decolonial no ensino de Cálculo Diferencial e Integral. A temática decolonial no ensino tornou-se um tema muito discutido nos últimos anos e tem ganhado grande relevância devido a sua importância no processo de ensino e aprendizado. Este é um trabalho de cunho qualitativo realizado por meio de uma Revisão de Literatura que objetiva analisar a forma como a Colonialidade se apresenta no processo de ensino e aprendizado em Cálculo, evidenciando, nesse contexto, a ação e a importância do Pensamento Decolonial. Os resultados da pesquisa foram satisfatórios e demonstraram que a colonialidade é um fato marcante no ensino de Cálculo devido sua origem geográfica, o qual desvaloriza as ideias e conhecimentos produzidos por outros povos. Em contrapartida, o Pensamento Decolonial é o motor que tem quebrado esses paradigmas, valorizado e dado voz aos povos subalternizados que também produzem o conhecimento. Para o alcance dos resultados, a utilização de quadros sínteses foram cruciais para a análise dos dados coletados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Daniel Matias Santos

Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Márcio José Silva

Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Samara Almeida Ferreira

Universidade do Estado do Pará - UEPA.

Referências

AVILA, Milena Abreu. Colonialidade e Decolonialidade: Você conhece esses conceitos?POLITIZE, 2021. Disponivel em: https://www.politize.com.br/colonialidade-e-decolonialidade/#:~:text=A%20decolonialidade%20%C3%A9%20considerado%20como,%C3%A0%20modernidade%20e%20ao%20capitalismo. Acesso em 12 de fevereiro de 2023.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, nº11. Brasília, maio - agosto de 2013.

CARLOS, Priscila Dias. De-colonizando saberes em círculos narrativos: uma experiência em escola da periferia de São Paulo. 2015. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em História Social. PUC. São paulo, 2015.

D' AMBRÓSIO, Ubiratan. O programa etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiane. Canoas – RS, v.10, n.1, p.11, jan/jun. 2008.

Feitorias. Receita Federal. Ministério da Economia. Disponivel em:http://www.receita.fazenda.gov.br/historico/srf/historia/catalogo_colonial/letraf_feitorias.htm#:~:text=%2D%20Era%20um%20dos%20postos%20avan%C3%A7ados,como%20Feitoria%20da%20Fazenda%20Real. Acesso em 10 de fevereiro de 2023.

KNOPP, Ivo da Silva et al. Formação Inicial de professores de Matemática(s): Um olhar decolonial sobre as mudanças de perspectivas dos estudantes. RPEM, Campo Mourão, v. 09, n. 19, p. 74-94, Julho-Outubro de 2020.

MANGUEIRA, Ana Beatriz da Costa. A contribuição do pensamento decolonial para o ensino básico e acadêmico brasileiro: desafios e perspectivas. Fórum Universitário Mercosul. Foz do Iguaçu, 2019.

MATOS, Diego; GIRALDO, Victor; QUINTANEIRO, Wellerson. Por Matemática(s) decoloniais: vozes que vêm da escola. Bolema, Rio Claro, v. 35, n. 70, p. 877-902. Agosto de 2021.

PALANDI, Victor. Derivada e Integral – Cálculos Fundamentais da Matemática. ColégioWeb, 2014. Disponível em: https://www.colegioweb.com.br/trabalhos-escolares/matematica/derivada-integral-calculos-fundamentais-matematica.html/amp. Acesso em 28 de fevereiro de 2023.

PROVANOV, C.C.; FREITAS, E.F. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico. Universidade Feevale. 2°ed. Novo Hamburgo, 2013.

SOUZA, Valdirene Rosa de. Presença africana na arquitetura e na educação brasileira: uma perspectiva decolonial sob a égide Etnomatemática. UNESP. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Rio Claro, 2021.

SILVA, Liliam Ramos da; SERRARIA, Richard. As narrativas do tambor como práticas decoloniais. Iluminuras, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 279-297, julho de 2019.

SILVEIRA, Bruna Pontes da; LOURENÇO, Julio Omar da Silva; MONTEIRO, Bruno Andrade Pinto. Educação decolonial: uma pauta emergente para o ensino de ciências e Matemática. CIMEAC, Uberaba, v. 41, n. 1, p. 50-73. Uberaba, 2021.

Publicado

27/05/2023

Como Citar

Matias Santos, D., José Silva, M., & Almeida Ferreira, S. (2023). A DECOLONIALIDADE NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453075. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3075