ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA CAPACITAÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3085

Palavras-chave:

Oncologista, Exame, Pedagógicas

Resumo

A qualificação da assistência oncológica requer capacitação dos profissionais da saúde, para que possam atender as diferentes e complexas necessidades desta clientela. Este estudo objetivou analisar a literatura científica sobre os métodos de ensino utilizados nas capacitações para profissionais de saúde na temática da Oncologia. Trata-se de uma revisão integrativa, com busca de estudos primários, publicados em português, inglês e espanhol, sem recorte temporal, disponíveis na íntegra por acesso digital e abordagem do tema de estudo, nas bases LILACS, PubMed e SCOPUS, realizada em março de 2022. Do total de 793 artigos levantados nas bases, após o processo de seleção aplicado com os critérios de inclusão e exclusão, a amostra final foi constituída de 17 artigos científicos que foram categorizados em: estratégia pedagógica: Educação continuada e estratégia pedagógica: Educação permanente em saúde. Foi observado que a maioria dos estudos buscaram utilizar estratégias de ensino que vão ao encontro do que é proposto pela Educação Permanente em saúde, devido ao seu potencial para um processo de ensino-aprendizagem significativo e transformador.  No entanto, foi observado ainda que o grande foco das capacitações na temática oncológica foram os profissionais do contexto hospitalar, sendo que os profissionais da Atenção Primária à Saúde também possuem um importante papel, junto aos pacientes oncológicos.  

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Biografias do Autor

  • Camila Maria Silva Paraizo-Horvath

    Universidade de São Paulo- USP/RP.

  • Antonio Jorge Silva Correa Júnior

    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

  • Janderson Cleiton Aguiar

    Universidade de São Paulo.

  • Tatiana Mara da Silva Russo

    EERP-USP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

  • André Aparecido da Silva Teles

    Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP.

  • Renato de Oliveira Horvath

    Universidade de São Paulo.

  • Helena Megumi Sobobe

    EERP-USP (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo).

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Publicado

04/05/2023

Como Citar

ALTERNATIVAS PEDAGÓGICAS PARA CAPACITAÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE SOBRE ONCOLOGIA: REVISÃO INTEGRATIVA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453085. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3085