METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE SERVIÇO SOCIAL: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3169Palavras-chave:
Jogos, Metodologias ativas, Serviço SocialResumo
Os jogos educativos como instrumentos de metodologia ativa de ensino se consolidam e se expandem para além das fronteiras da educação básica de ensino. O estudo possibilita uma discussão teórica sobre a promoção de competências e habilidades para o atuar do assistente social frente a uma aprendizagem disruptiva diante dos desafios do ensino-aprendizagem no campo social. Com base na perspectiva crítico dialética foi desenvolvido estudo qualitativo com uso de triangulação de dados como estratégia para atingir os objetivos propostos. Algumas experiências com novas tecnologias em simulação realística por meio da reconstituição da realidade hospitalar foram detectadas. Como consequência, se incorporou a abordagem das metodologias ativas de ensino com interface entre tecnologia digital, educação e games como possibilidade de inovação no processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se, que no ensino superior, em especial, no campo de Serviço Social, a disciplina: estágio supervisionado é um espaço na grade curricular, locus privilegiado para a aplicação de realidades virtuais, com simulações com jogos em sala e fora dela. Para tal, é necessário ampliar investimentos financeiros e de recursos humanos para consolidação e desenvolvimento de novas tecnologias direcionado à formação de novos assistentes sociais.
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